Obra de 3 milhões na expansão da Linha Amarela do metro do Porto a cargo de empresa de Braga

Obra de 3 milhões na expansão da Linha Amarela do metro do Porto a cargo de empresa de Braga
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
Porto Canal

Os trabalhos de via férrea na expansão da Linha Amarela da Metro do Porto estão a cargo da dstrainrail, uma empresa do Grupo DST, de Braga.

A expansão trará 3,1 quilómetros à rede, num orçamento global de 99 milhões de euros, dos quais 3 milhões ficarão com dstrainrail.

A expansão da Linha Amarela pretende impulsionar a mobilidade na Área Metropolitana do Porto (AMP), ligando os dois maiores centros hospitalares da AMP – Hospital de São João e Hospital Santos Silva.

“Fazer parte desta ambiciosa obra é muito gratificante. O principal objetivo da extensão é fornecer um meio de transporte sustentável para a população e vai dar aos habitantes do Porto e Vila Nova de Gaia uma ligação rápida e sem transbordos entre as cidades, mas também contribuir, de forma ativa, para impulsionar a mobilidade na Área Metropolitana do Porto”, afirma o diretor de obra, José Pedro Gomes, no comunicado.

Os trabalhos de via férrea, que incluem a construção de três novas estações – Manuel Leão, Hospital Santos Silva e Vila D’Este – bem como todos os trabalhos acessórios, deverão estar concluídos no final de 2023, estando prevista para 2024 a conclusão da totalidade da empreitada.

“Face às condicionantes inerentes à execução de uma obra desta dimensão, o viaduto de Santo Ovídio foi alvo de um processo de construção invulgar. A obra de arte foi assemblada em pequenos troços que, com o auxílio de potentes macacos hidráulicos, foram ‘empurrados’ em direção aos pilares. Este processo permitiu mitigar o impacto associado ao transporte e montagem de equipamentos de elevação pesados”, diz José Pedro Gomes.

+ notícias: Porto

Detido no Porto jovem suspeito de incentivar massacres em escolas brasileiras

Um jovem português foi detido esta quinta-feira pela Unidade de Contraterrorismo da Polícia Judiciária. O estudantes de 17 anos é suspeito de ter incentivado dezenas de massacres em escolas no Brasil, avança a CNN Portugal.

Presidente da bancada do PSD na Assembleia Municipal do Porto apresenta demissão

O Público avança, esta quinta-feira, a demissão do líder de bancada do PSD na Assembleia Municipal do Porto. Miguel Côrte-Real terá apresentado a sua demissão na noite de quarta-feira numa reunião da bancada do partido que o próprio convocou.

Obras do novo centro de saúde de Rio Tinto arrancam no verão

A construção do novo centro de saúde de Rio Tinto, situado na Rua das Arroteias, em Gondomar, vai arrancar em junho, dois anos depois da obra ter sido anunciada pela Câmara Municipal. O novo centro de saúde vai beneficiar 25 mil utentes.