TAP. IL acusa Governo de incumprimento no envio dos documentos à comissão inquérito

TAP. IL acusa Governo de incumprimento no envio dos documentos à comissão inquérito
| País
Porto Canal / Agências

A IL afirmou esta quarta-feira que houve incumprimento do Governo no envio dos documentos sobre o processo de reestruturação da TAP à comissão de inquérito, pedindo que sejam reenviados no formato “físico e digital completos e sem rasura”.

Num requerimento enviado ao presidente da comissão de inquérito à TAP, a que a agência Lusa teve acesso, os deputados do partido Iniciativa Liberal (IL) referem que, consultada a documentação enviada pelos ministérios das Infraestruturas e das Finanças no que diz respeito “ao processo de reestruturação da empresa acordado entre o Governo português e a Comissão Europeia, sujeitos a segredo”, verificaram que “houve incumprimento no envio do que foi solicitado”.

Segundo os liberais, “na versão digital do Plano de Reestruturação da TAP há várias páginas rasuradas” e “na versão em papel não constam sequer essas páginas”, que são cerca de 50.

Uma vez que “esta documentação é absolutamente essencial” para a comissão parlamentar de inquérito (CPI), a IL solicitou ao presidente, o socialista Jorge Seguro Sanches, “que interceda junto dos referidos ministérios para que sejam enviados à CPI os documentos, [em formato] físico e digital completos e sem rasura, naturalmente sujeitos ao mesmo grau de sigilo”.

A comissão de inquérito à TAP começa esta quarta-feira a fase das audições, sendo a Inspeção-Geral de Finanças (IGF) a primeira entidade a ser ouvida, após concluir ter havido falhas no processo de saída da ex-administradora Alexandra Reis, levando o Governo a exonerar os presidentes da companhia.

A comissão, proposta pelo BE, incidirá em particular entre 2020 e 2022, averiguando a entrada e saída na companhia aérea de Alexandra Reis - que chegou depois a tomar posse como secretária de Estado do Tesouro - e as responsabilidades da tutela nas decisões tomadas.

+ notícias: País

67 pessoas e apreendidas armas e droga em operação de Norte a Sul

A GNR e a PSP detiveram 67 pessoas, 24 das quais por conduzir sob o efeito do álcool, entre sexta-feira e sábado em diferentes localidades de norte a sul do país, anunciaram este domingo estas forças de segurança.

Colocados mais de mil professores em zonas carenciadas

Mais de mil professores foram colocados em escolas de zonas carenciadas no concurso externo extraordinário, anunciou este sábado o Ministério da Educação, fechadas pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) as listas de colocação de mobilidade interna.

Adaptação e ansiedade com os exames são principais queixas dos estudantes aos psicólogos

As dificuldades de adaptação na chegada ao ensino superior e a ansiedade com os exames são algumas das queixas mais frequentes dos estudantes quando utilizam o cheque-psicólogo, segundo psicólogos que elogiam a medida, mas criticam as limitações previstas.