Notícia Porto Canal. Ex-vice-presidente de Montalegre usava Câmara para enriquecer através das empresas que detinha

| Norte
Porto Canal

O ex-vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre mandava a autarquia pagar faturas a empresas que lhe pertenciam. Segundo a acusação a que o Porto Canal teve acesso na investigação da Operação Alquimia, o Ministério Público destaca, no processo, uma fatura datada de 2019 em que David Teixeira, ex-vice-presidente da autarquia de Montalegre, dava ordem de pagamento à empresa Sentidos da Natureza.

Segundo o Porto Canal, tratava-se de um ajuste direto no valor de mil 113 euros para a limpeza do recinto da feira do fumeiro, uma requisição que foi emitida 15 dias antes do evento acontecer e que leva a que o Ministério Público não tenha dúvidas quanto à forma como o ex-vice de Montalegre usava a Câmara Municipal para enriquecer através das empresas que detinha.

No total, são quatro empresas e todas prestavam serviços quase exclusivos à autarquia do Partido Socialista. Segundo as contas do Ministério Público, a empresa Sentidos Natureza vivia às custas dos contratos com a autarquia de Montalegre. Em dez contratos, seis foram de ajuste direto com valores que levantam suspeitas tendo em conta os valores próximos que terão sido parcelados.

Através de uma única empresa, David Teixeira faturou mais de meio milhão de euros, 561 mil euros em seis anos, entre 2015 e 2021. Também a empresa Naturgarf faturou mais de 73 mil euros em ajustes diretos conseguidos na Câmara liderada por Orlando Alves.

Segundo o Ministério Público, a teia de interesses era gerida pelos três arguidos, mas o juiz de instrução criminal discorda da versão. Na decisão do interrogatório judicial, consultada pelo Porto Canal, o juiz afirma que os três intervenientes não planearam nada. No que diz respeito a Orlando Alves, trata-se antes de uma forma de estar incompatível com o serviço público e que a intervenção de David Teixeira se afigura mais secundária, ainda que em obediência ao determinado pelo presidente da Câmara, Orlando Alves, e sem questionar o que quer que fosse.

+ notícias: Norte

Matosinhos e CCDR-N querem abrir ao público Quinta de São Gens

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Câmara de Matosinhos querem abrir ao público a Casa e Quinta de São Gens, em Matosinhos, como um Parque de Natureza e Cultura, anunciaram esta quarta-feira.

Detido suspeito de incendiar casas de vizinhos e tentativa de homicídio em Santo Tirso

A Policia Judiciária (PJ) deteve um homem de 33 anos suspeito de incendiar casas de familiares e vizinhos em Santo Tirso, de detenção de arma proibida, tentativa de homicídio e dano e coação na forma tentada, foi esta terça-feira anunciado.

Menino de quatro anos esquecido no interior de viatura de transporte escolar em Fafe

Um menino, de 4 anos, ficou esquecido durante a manhã desta terça-feira no interior da viatura de transporte escolar que o deveria ter deixado numa escola do concelho de Fafe, distrito de Braga, segundo fonte da GNR.