Sistema de trotinetes elétricas chega a Vila Real e quer cativar estudantes

Sistema de trotinetes elétricas chega a Vila Real e quer cativar estudantes
| Norte
Porto Canal / Agências

A cidade de Vila Real dispõe a partir desta sexta-feira de uma centena de trotinetes elétricas partilhadas, dispersas por 50 pontos de partilha, no âmbito de um projeto-piloto que será reavaliado dentro de um ano.

“Esta ação é para todos os públicos, mas Vila Real tem cerca de 15 mil alunos entre o secundário e a universidade e é uma população que tem vindo a crescer e temos aqui um público muito elevado”, afirmou o presidente da câmara, Rui Santos.

O autarca destacou que as trotinetes são uma peça importante dentro de uma estratégia para melhorar a mobilidade urbana, que está “prestes a ser concluída” e que incluiu transportes públicos, novos parques de estacionamentos, aumento da área tarifada, os dois elevadores que vão ajudar a “vencer desníveis” e as ciclovias, estando, neste momento, a ser concluído o troço entre a estação e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

“Em três, quatro minutos vai ser possível atravessar a cidade de ponta a ponta de trotinete”, destacou Rui Santos.

O projeto-piloto arranca com cerca de 100 trotinetes, mas pode aumentar até às 200 e tem como empresa parceira a Bolt. Pela cidade estarão espalhados 50 pontos de partilha “obrigatórios”, para recolha e largada dos veículos.

“Sabemos que é um modelo de transporte que tem que ser usado com consciência, que é um modo de transporte que vai coabitar com os restantes, nomeadamente o automóvel e autocarros, que têm velocidades de circulação diferentes e, como tal, requer da parte dos utilizadores a devida consciência na sua utilização”, referiu o vereador Adriano Sousa, que adiantou que vão ser feitas ações de sensibilização em conjunto com o operador e a PSP.

Pela orografia da cidade, “algo acidentada”, o responsável salientou que o projeto tem todas as condições para vingar”, pois trata-se de “um veículo de propulsão elétrica” e “muito mais cómodo na utilização”.

“O futuro dirá se as pessoas vão aderir ou não. Somos uma cidade universitária com população jovem e que é muito propensa a utilizar estes novos modelos disruptivos de mobilidade que estão a ser implementados e que, finalmente, também chegaram a Vila Real”, afirmou.

O projeto-piloto será reavaliado dentro de um ano.

A velocidade de circulação na cidade transmontana está fixada num máximo de 20 quilómetros hora.

O comissário da PSP Jaime Cruz realçou as normas de utilização e segurança, apontando que as trotinetes não podem circular nos passeios (exceto se forem transportadas à mão ou por utilizadores até aos 10 anos), a circulação deve ser feita pelas ciclovias ou vias de trânsito, sempre pelo lado mais direito da faixa de rodagem, a utilização deve ser feita por apenas uma pessoa, está vedada a utilização de telemóveis e é proibido circular sob o efeito de álcool ou substâncias psicotrópicas.

O responsável disse ainda que o uso de capacete é aconselhado.

Rodrigo Veloso, da Bolt, salientou que a operadora “vai fazer todos os possíveis para manter a cidade organizada”, e, para o efeito, explicou que estará disponível uma equipa de rua a trabalhar 24 horas por dia.

Referiu ainda que a viagem só terminará quando o veículo for deixado num ponto de partilha, e que o uso das trotinetes tem um custo de “20 cêntimos por minuto sem taxa de desbloqueio”.

Adriano Sousa salientou a aposta do município na implementação de um “novo modelo de mobilidade urbana” para “encontrar soluções alternativas para a massificação do carro”.

“Neste sentido temos vindo a transformar a cidade, adaptando-a a esse novo paradigma”, apontou, exemplificando o Plano Estratégico de Reabilitação Urbana (PEDU), cujas obras deverão estar concluídas até ao final do ano.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.