Em sete meses foram multadas 449 trotinetes e bicicletas elétricas no Porto

Rita Ormonde
| Porto
Catarina Cunha

Segundo dados da Câmara Municipal do Porto avançados ao Porto Canal, sete meses depois do início da fiscalização desencadeada pela Polícia Municipal desta cidade, de janeiro a julho já foram autuados 449 veículos.

O Município do Porto começou a multar trotinetes e bicicletas elétricas mal estacionadas em dezembro do ano transato. Estes veículos são cada vez mais utilizados como um meio de transporte urbano, o que tem levado ao aumento da sinistralidade e disparado os números de infrações.

“Desde que começamos as ações de fiscalização denotamos um decréscimo de um número de infrações detetadas, principalmente ao nível do estacionamento deste tipo de veículos”, esclareceu a Comissária da Polícia Municipal do Porto, em declarações aos jornalistas, durante o acompanhamento de uma operação de fiscalização.

Neste Município existem no total 2.230 trotinetes elétricas, das quais 900 são geridas pela BIRD, 630 pela CIRC e 700 da BOLT. Além disso, há 70 bicicletas elétricas operadas pela empresa CIRC.

A principal infração detetada pelas autoridades, ao longo deste sete meses, foi “o estacionamento em passeio”, depois o estacionamento em parque para pessoas com mobilidade reduzida, em parque de motociclos, em passadeira, e em parque privativo”, avança a autarquia.

Operações de fiscalização ocorrem semanalmente

O Porto Canal esteve a acompanhar um dia de fiscalização a trotinetes e bicicletas elétricas no centro da cidade do Porto.

O destino da ação de fiscalização era a rua Mouzinho da Silveira, mas a denúncia de um portuense alterou a rota da operação. As duas equipas com cerca de dez agentes pararam na rua da Constituição.

A agente Daniela Fernandes explicou que no local em questão verificou-se que “o ponto de partilha se encontrava sobrelotado e uma das obrigações dos operadores é manter o mesmo regularizado e isso levou a que os utilizadores colocassem as trotinetes num parque afeto a portadores de deficiência (…) daí atuamos em conformidade para que esses pudessem estacionar os veículos”.

“No caso de estacionamento irregular em passeios, na própria via de trânsito, no parque de deficientes e nas passadeiras [os veículos] e levadas para o Silo Auto” (parque de estacionamento da PM), para que, mais tarde, os veículos possam ser levantados pelos operadores e imputada a contraordenação”, acrescentou a Comissária, enquanto os veículos eram carregados na carrinha.

Só numa hora, a Polícia Municipal rebocou 10 trotinetes elétricas, nove delas foram removidas por estarem estacionadas, indevidamente, num parque para pessoas com mobilidade reduzida e uma em cima do passeio.

Segundo a Comissária, desde o início da fiscalização a estes veículos, as operadoras têm demonstrado “mais preocupações para regularizar a situação”.

O valor total da coima, da remoção do veículo e respetivo parqueamento é superior a 79 euros, por cada infração. O montante é pago pela operadora - e não pelo utilizador responsável pela infração - no ato de levantamento dos veículos, que, normalmente, é feito logo no próprio dia da ação de fiscalização.

A Câmara Municipal ressalva que as operações de fiscalização aos equipamentos são efetuadas “de forma permanente pelos polícias que se encontram em patrulhamento”, onde também é feita a sensibilização ao s utilizadores. Além disso, “semanalmente são realizadas operações dedicadas a este fenómeno”.

 

 
 
 
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