CEO da TAP deverá receber prémio superior a 600 mil euros 

CEO da TAP deverá receber prémio superior a 600 mil euros 
| País
Porto Canal

A Presidente executiva da TAP, que ainda se encontra em funções, deverá receber um prémio no valor de 604 800 euros, devido aos lucros que a companhia aérea registou em 2022. 

O Correio da Manhã avança, esta quinta-feira, que o bónus de gestão será pago no valor máximo previsto no contrato de Christine Ourmières-Widener, equivalendo a 120% da remuneração anual da CEO.

Recorde-se que o contrato que a gestora francesa assinou com a TAP, em 8 de junho de 2021, define várias condições para a atribuição do bónus de gestão. O valor do prémio varia em função do cumprimento dos objetivos anuais da empresa. 

Uma vez que foram ultrapassadas todas as expectativas nos resultados da TAP, tendo em conta que a companhia aérea registou lucros dois anos antes do esperado, Christine Ourmières-Widener deverá receber um chorudo cheque. 

A TAP encerrou o ano 2022 com um lucro líquido de 65,6 milhões de euros, um aumento de 1664,7 milhões de euros em relação ao ano anterior. Desta forma, consegue antecipar em dois anos o objetivo que foi definido pela Comissão Europeia para regressar aos resultados positivos.

Em comunicado explicam que, em 2022, "a TAP transportou um total de 13,8 milhões de passageiros, um aumento de 136,1% em relação ao ano anterior e atingindo 81% dos níveis de 2019"; "as receitas atingiram 3485 milhões de euros, 151% acima do ano fiscal de 2021"; "o número de voos operados também aumentou significativamente em 74,9% o ano passado, atingindo 79% dos níveis pré-crise"; e "a capacidade atingiu 87% dos níveis pré-crise, aumentando 94,2% em comparação com o ano anterior".

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.