Moradores da Prelada avançam com petição para proteger magnólia

Moradores da Prelada avançam com petição para proteger magnólia
Filipa Brito | Porto.
| Porto
Porto Canal

Os moradores da Prelada, em particular os que avistam a magnólia das suas janelas, em conjunto com outros cidadãos lançaram uma petição pública pela “proteção da magnólia mais vulnerável do Porto”, depois de, esta quinta-feira, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) ter esclarecido que o processo para classificar a árvore centenária ainda não terminou.

Os subscritores da petição apelam a que a classificação da magnólia seja aprovada em breve e garantam não aceitar que o ICNF não a proteja por “mero capricho” de alguns moradores que não assinaram o documento, apontando vários constrangimentos.

De acordo com os moradores, esta árvore é “um exemplo centenário, que se encontra longe da vista do público, motivo pelo qual urge a proteção”

Enquanto o processo não está concluído, a magnólia tem um estatuto de proteção provisória atribuído, que declara que impede a realização de intervenções num raio de 15 metros à volta da árvore sem um parecer prévio do ICNF.

 

+ notícias: Porto

Burger King, o novo “Embaixador” dos Aliados

Recuando até 2022, quem atravessava a Rua de Sampaio Bruno, junto à Avenida dos Aliados, no Porto, não ficaria indiferente à estátua do embaixador de bigode e cartola que parecia dar as boas-vindas a quem entrava no café que ali funcionava há 65 anos. Mas esse Embaixador há muito abandonou o coração da Invicta, com o seu lugar a ser ocupado pela cadeia norte-americana de fast food Burger King, tal como dá conta o Porto Canal numa visita ao local.

Área Metropolitana do Porto preocupada com prazos do PRR reúne-se com ministro da Habitação

A Área Metropolitana do Porto (AMP) manifestou esta sexta-feira preocupação com o cumprimento dos prazos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que serão expressas ao ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, numa reunião em setembro.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.