Moradores da Prelada avançam com petição para proteger magnólia

Moradores da Prelada avançam com petição para proteger magnólia
Filipa Brito | Porto.
| Porto
Porto Canal

Os moradores da Prelada, em particular os que avistam a magnólia das suas janelas, em conjunto com outros cidadãos lançaram uma petição pública pela “proteção da magnólia mais vulnerável do Porto”, depois de, esta quinta-feira, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) ter esclarecido que o processo para classificar a árvore centenária ainda não terminou.

Os subscritores da petição apelam a que a classificação da magnólia seja aprovada em breve e garantam não aceitar que o ICNF não a proteja por “mero capricho” de alguns moradores que não assinaram o documento, apontando vários constrangimentos.

De acordo com os moradores, esta árvore é “um exemplo centenário, que se encontra longe da vista do público, motivo pelo qual urge a proteção”

Enquanto o processo não está concluído, a magnólia tem um estatuto de proteção provisória atribuído, que declara que impede a realização de intervenções num raio de 15 metros à volta da árvore sem um parecer prévio do ICNF.

 

+ notícias: Porto

“A ‘cidade-negócio’ vai-se descaracterizando completamente perdendo interesse até para turistas”

A histórica Mercearia do Bolhão, aberta no Porto desde 1880, vai encerrar portas a 30 de abril para dar lugar a uma loja da multinacional Ale-Hop, como avançou o Porto Canal na manhã desta sexta-feira. À esquerda, os vereadores da oposição da Câmara do Porto lamentam que a cidade se vá ‘descaracterizando’.

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.

Atropela homem no Porto depois de lhe serem negadas bebidas num bar

Aconteceu na rua D. João IV, no Porto, na madrugada desta quinta-feira. Um homem de aproximadamente 30 anos ficou ferido com gravidade após ter sido intencionalmente atropelado. A notícia está a ser avançada pelo Correio da Manhã.