Magnólia centenária do Porto não será classificada

Magnólia centenária do Porto não será classificada
| Porto
Porto Canal

A classificação da magnólia centenária do Porto não avança devido à oposição de alguns coproprietários.

A magnólia centenária, originária da China, é um dos segredos mais bem guardados da cidade do Porto. A árvore cresce nas traseiras de um prédio localizado na Prelada, onde o escritor portuense Afonso Reis Cabral passou a sua infância e juventude.

Em janeiro do ano passado, o escritor publicou no Facebook um convite para que as pessoas se dirigissem ao local para apreciarem a “magnólia denudata”, atraindo, assim, dezenas de pessoas.

Após um ano, em vias de ser classificada como de interesse nacional pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), segundo o Jornal de Notícias (JN), alguns dos coproprietários opuseram-se, afirmando querer deixar tudo como está.

Afonso Reis Cabral, inconformado com a situação, critica os coproprietários, donos de várias frações do prédio e da mesma família. Em conversa com o JN, afirma que a família “não demonstra qualquer amor pela árvore” e alerta para a localização da árvore deixar a magnólia “especialmente vulnerável”. Para além disso, o mesmo condena a postura do ICNF, afirmando que “a lei não obriga à concordância dos coproprietários” e que o mesmo não a “classifica por medo”.

A magnólia já era vista em fotografias aéreas da cidade em 1939 e, apesar de existir outra “denudata” no jardim da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, esta não se compara no porte e na monumentalidade à do prédio da Prelada.

+ notícias: Porto

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.

Música, videomapping e fogo de artifício marcam as primeiras horas do 25 de Abril no Porto

Na noite desta quarta-feira, milhares de portuenses quiseram celebrar os 50 anos do 25 de abril de 1974 no centro da cidade do Porto.

As comemorações do 25 de abril de 1974 no Porto. Confira os horários e locais

O centro da cidade do Porto vai comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.