Classificação de Magnólia centenária no Porto em risco. Família está contra

Classificação de Magnólia centenária no Porto em risco. Família está contra
| Norte
Porto Canal

A intenção é proteger a Magnólia denudata escondida na Rua de S. Vicente, no Porto. O escritor Afonso Reis Cabral propôs a classificação da árvore centenária pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) mas há uma família que está contra. O ICNF aguarda um parecer do departamento jurídico para decidir.

O escritor Afonso Reis Cabral cresceu a olhar para a Magnólia que floresce a cada início do ano. Antes de se mudar para Lisboa, aos 18 anos, era pela janela de casa que contemplava a árvore “sublime”. Hoje, aos 32 anos, quer que seja preservada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

Porto Canal

Em março de 2022, Afonso Reis Cabral candidatou a Magnólia à classificação pelo ICNF como árvore de interesse nacional. Com o apoio de alguns moradores, fez chegar o pedido ao Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta que teve o mesmo entendimento. A árvore cumpre todos os requisitos legais necessários à classificação devido à sua “raridade e beleza”.

A polémica surge depois. O ofício, enviado a todos os proprietários, foi rejeitado por uma das famílias que detinha os terrenos antes da construção do prédio e que hoje detém frações do prédio.

Contactada pelo Porto Canal, Manuela Couto Soares, um dos elementos da família que se opôs à ideia de classificação, diz que “a decisão cabe agora ao ICNF, mas que a intenção de rejeitar o pedido se mantém”. Manuela Couto Soares justifica a decisão pelo facto de a magnólia “não correr nenhum risco” e de a proteção estar assegurada “com ou sem classificação”.

Uma espécie incomum com características “raras”

Segundo Cláudia Fernandes, arquiteta paisagista e professora na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a Magnólia denudata situada na Prelada, no Porto, reúne características diferenciadoras que a tornam rara no país. “Esta árvore tem uma arquitetura da copa quase perfeita, muito bela, que resulta do facto de não ter sido podada, o que é raríssimo nas nossas cidades. Esta magnólia reúne várias características notáveis em simultânea. É uma árvore de grande dimensão, é centenária que pertence a uma espécie que não é comum", explica Cláudia Fernandes

Na opinião da professora, o facto de se localizar num terreno privado torna a classificação ainda mais necessária. “São árvores que estão muitíssimo vulneráveis àquilo que seja à vontade dos proprietários e este tipo de classificação é uma mais valia para as propriedades, acrescentam valor aos terrenos”.

A Magnólia denudata deverá ter mais de 130 anos. Através de uma imagem aérea de 1939, foi possível verificar que a árvore já existia à altura e, “devido ao tamanho da copa há 84 anos”, é possível estimar a sua longevidade.

Porto Canal

ICNF aguarda parecer jurídico

O processo, que decorre há cerca de um ano, está ainda a decorrer. Em fase de audiência prévia dos interessados, o ICNF aguarda um parecer jurídico para prosseguir com o pedido. “Os interessados são as autarquias, os condóminos e os requerentes da classificação. Neste momento estamos a aguardar um parecer do departamento jurídico uma vez que uma família se pronunciou contra”, explica Rui Queirós do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

Porto Canal

A cidade do Porto tem 280 árvores classificadas como arvoredo de interesse público mas nenhuma delas pertence à espécie Magnólia denudata.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.