Alberto Mancebo: “As autonomias não seriam criadas sem a vontade diferenciadora da Galiza”

| Norte
Porto Canal

Em reação à grande reportagem do Porto Canal “Galiza: Espelho da Autonomia”, o jornalista da TV Galiza, Alberto Mancebo afirma que “as autonomias não tinham sido criadas sem a vontade diferenciadora da Catalunha, do País Basco e da Galiza”.

Para o antigo correspondente da estação pública galega no Porto, “Espanha é quase como uma nação com várias pequenas nações”.

“A Galiza tem um passado, uma literatura, uma língua anterior a Espanha, relembra o jornalista, que garante que a cultura e o forte carácter identitário da Galiza foram fatores cruciais para o grande desenvolvimento da região.

A reportagem “Galiza: Espelho da Autonomia” traça um retrato social, político e económico da Galiza nos últimos 40 anos. A região que vive de “braços dados” com o Norte de Portugal é considerada comunidade autónoma desde 1981, altura em que foi assinado o estatuto que ainda hoje está em vigor.

Veja aqui a grande reportagem completa: 

+ notícias: Norte

Dois homens esfaqueados e hospitalizados em estado grave após rixa em Gaia

Dois homens foram esfaqueados na noite desta quarta-feira, junto à estação de metro de General Torres, em Gaia. Tudo aconteceu depois de uma rixa que envolveu outros dois homens que esfaquearam as vítimas e fugiram.

EN 223 cortada ao trânsito na Feira depois de acidente entre ambulância e carro

A Estrada Nacional 223, em Santa Maria da Feira, está cortada ao trânsito devido a um acidente entre uma ambulância e um ligeiro de passageiros, confirmou ao Porto Canal, fonte Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Viana do Castelo. Colisão entre autocarro e táxi deixa cinco crianças e um adulto feridos 

Uma colisão entre um táxi e um autocarro, na tarde desta quarta-feira, na EN13 em Darque, Viana do Castelo provocou seis feridos, entre os quais cinco crianças e um adulto.