Alberto Mancebo: “As autonomias não seriam criadas sem a vontade diferenciadora da Galiza”

| Norte
Porto Canal

Em reação à grande reportagem do Porto Canal “Galiza: Espelho da Autonomia”, o jornalista da TV Galiza, Alberto Mancebo afirma que “as autonomias não tinham sido criadas sem a vontade diferenciadora da Catalunha, do País Basco e da Galiza”.

Para o antigo correspondente da estação pública galega no Porto, “Espanha é quase como uma nação com várias pequenas nações”.

“A Galiza tem um passado, uma literatura, uma língua anterior a Espanha, relembra o jornalista, que garante que a cultura e o forte carácter identitário da Galiza foram fatores cruciais para o grande desenvolvimento da região.

A reportagem “Galiza: Espelho da Autonomia” traça um retrato social, político e económico da Galiza nos últimos 40 anos. A região que vive de “braços dados” com o Norte de Portugal é considerada comunidade autónoma desde 1981, altura em que foi assinado o estatuto que ainda hoje está em vigor.

Veja aqui a grande reportagem completa: 

+ notícias: Norte

Queda de neve vai colocar Porto e Norte sob aviso vermelho

Os distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu vão estar sob aviso vermelho por causa da neve a partir das 00h00 de sexta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.