Alberto Mancebo: “As autonomias não seriam criadas sem a vontade diferenciadora da Galiza”

| Norte
Porto Canal

Em reação à grande reportagem do Porto Canal “Galiza: Espelho da Autonomia”, o jornalista da TV Galiza, Alberto Mancebo afirma que “as autonomias não tinham sido criadas sem a vontade diferenciadora da Catalunha, do País Basco e da Galiza”.

Para o antigo correspondente da estação pública galega no Porto, “Espanha é quase como uma nação com várias pequenas nações”.

“A Galiza tem um passado, uma literatura, uma língua anterior a Espanha, relembra o jornalista, que garante que a cultura e o forte carácter identitário da Galiza foram fatores cruciais para o grande desenvolvimento da região.

A reportagem “Galiza: Espelho da Autonomia” traça um retrato social, político e económico da Galiza nos últimos 40 anos. A região que vive de “braços dados” com o Norte de Portugal é considerada comunidade autónoma desde 1981, altura em que foi assinado o estatuto que ainda hoje está em vigor.

Veja aqui a grande reportagem completa: 

+ notícias: Norte

Fugitivo detido em Trás-os-Montes tinha armas e equipamentos para comunicar sem ser apanhado

Fernando Ribeiro Ferreira, um dos cinco fugitivos que escaparam do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, foi capturado esta sexta-feira em Trás-os-Montes, depois de uma operação discreta da PJ e da GNR. O homem, de 61 anos, tentou fugir ao ser abordado pelas autoridades, mas foi apanhado sem conseguir resistir. Estava armado e com material para comunicar sem ser apanhado.

Localizado corpo de mulher desaparecida no incêndio que destruiu pensão no Porto

O corpo da mulher que estava desaparecida na sequência do incêndio que na quarta-feira deflagrou numa pensão do centro do Porto foi esta sexta-feira localizado entre os escombros, adiantou o comandante dos Sapadores do Porto.

Prepare o guarda-chuva. Mau tempo regressa em força ao Norte este domingo

O norte e o centro de Portugal continental vão ser atingidos entre domingo e segunda-feira por uma superfície frontal fria, que trará vento, chuva e agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).