Alberto Mancebo: “As autonomias não seriam criadas sem a vontade diferenciadora da Galiza”

| Norte
Porto Canal

Em reação à grande reportagem do Porto Canal “Galiza: Espelho da Autonomia”, o jornalista da TV Galiza, Alberto Mancebo afirma que “as autonomias não tinham sido criadas sem a vontade diferenciadora da Catalunha, do País Basco e da Galiza”.

Para o antigo correspondente da estação pública galega no Porto, “Espanha é quase como uma nação com várias pequenas nações”.

“A Galiza tem um passado, uma literatura, uma língua anterior a Espanha, relembra o jornalista, que garante que a cultura e o forte carácter identitário da Galiza foram fatores cruciais para o grande desenvolvimento da região.

A reportagem “Galiza: Espelho da Autonomia” traça um retrato social, político e económico da Galiza nos últimos 40 anos. A região que vive de “braços dados” com o Norte de Portugal é considerada comunidade autónoma desde 1981, altura em que foi assinado o estatuto que ainda hoje está em vigor.

Veja aqui a grande reportagem completa: 

+ notícias: Norte

André Villas-Boas: “Contem com o FC Porto”

Na mais recente edição da Dragões, já disponível em formato digital, André Villas-Boas reflete sobre os pontos altos e baixos de “mais um mês repleto de acontecimentos relevantes”, começando por “destacar o sucesso obtido com o empréstimo obrigacionista” que “atingiu quase 60 milhões de euros” e provou ser possível “reconquistar a confiança do mercado com uma gestão financeira rigorosa e um controlo de gestão efetivo”.

Trabalhadores pedem reaproveitamento industrial da antiga refinaria de Matosinhos

A Comissão Central de Trabalhadores (CCT) da Petrogal defendeu esta sexta-feira o reaproveitamento industrial dos terrenos da antiga refinaria de Matosinhos, que encerrou em 2021, ajustado às necessidades energéticas do país.

Albufeiras das barragens do Tâmega com plano de ordenamento dentro de um ano

O plano de ordenamento das albufeiras das três barragens do Tâmega estará concluído em um ano, visa harmonizar o potencial turístico com a proteção da massa de água e será financiado pela Iberdrola até 500 mil euros.