Três padres do Porto suspeitos de abusos sexuais afastados "temporariamente" 

| Porto
Porto Canal/Agências

A Diocese do Porto anunciou esta quinta-feira ter afastado temporariamente três padres suspeitos de abusos sexuais de menores de toda a atividade pastoral.

“No âmbito da investigação interna sobre os nomes constantes da lista de suspeitos fornecida pela Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica, o bispo do Porto [Manuel Linda] decidiu afastar temporariamente três sacerdotes diocesanos de toda a atividade pastoral”, referiu, em comunicado.

Esta decisão é tomada depois de, na passada sexta-feira, a Diocese do Porto ter anunciado ter recebido uma lista de 12 suspeitos de abusos sexuais de menores, sete dos quais são padres no ativo, prometendo suspendê-los preventivamente se “aparecerem indícios fiáveis” dos crimes.

Além destes setes padres no ativo, quatro já morreram e um já não pertence a esta diocese, esclareceu, na altura.

“Por informação oral do Grupo de Investigação Histórica, ficou-se a saber que as denúncias se reportam às décadas de setenta e oitenta”, referiu.

A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja Católica validou 512 testemunhos, apontando, por extrapolação, para pelo menos 4.815 vítimas. Vinte e cinco casos foram enviados ao Ministério Público, que abriu 15 inquéritos, dos quais nove foram arquivados.

Os testemunhos referem-se a casos ocorridos entre 1950 e 2022, o espaço temporal abrangido pelo trabalho da comissão.

No relatório, divulgado em fevereiro, a comissão alertou que os dados recolhidos nos arquivos eclesiásticos sobre a incidência dos abusos sexuais “devem ser entendidos como a ‘ponta do iceberg’” deste fenómeno.

A comissão entregou aos bispos diocesanos listas de alegados abusadores, alguns ainda no ativo.

+ notícias: Porto

Funicular dos Guindais vai continuar encerrado

Desativado a 6 de novembro de 2023, para obras de manutenção que estariam concluídas no primeiro trimestre de 2024, o funicular dos Guindais ainda não tem data prevista para voltar a circular pela escarpa que lhe deu nome.

Derrame de combustível 'entope' Avenida AEP em hora de ponta

Um veículo pesado derramou combustível na Avenida AEP, no sentido Matosinhos-Porto, ao início da tarde desta quinta-feira, o que levou ao corte das três faixas de rodagem para a li, confirmou ao Porto Canal os Bombeiros Sapadores do Porto.

Freguesia com cortes no abastecimento de água

O município de Braga e a AGERE - Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga - informaram, esta quinta-feira, a população que haverá um corte no abastecimento de água no dia 2 de abril, esta terça-feira, entre as 14h00 e as 15h30