Diocese de Aveiro com lista de três padres suspeitos, um continua em funções

Diocese de Aveiro com lista de três padres suspeitos, um continua em funções
| Norte
Porto Canal/Agências

O bispo de Aveiro anunciou esta sexta-feira ter recebido uma lista com três nomes de padres suspeitos de abuso de menores, adiantando que dois já morreram e outro já viu o seu caso investigado e arquivado pelo Ministério Público.

Em comunicado, o prelado adianta que, em relação ao sacerdote investigado, “o Dicastério da Doutrina da Fé [Vaticano] (…) pede que o bispo diocesano continue a exercer o direito de vigilância”.

“A diocese de Aveiro solicitou também à respetiva Comissão Diocesana para a Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis que desenvolva iniciativas de formação com sacerdotes, catequistas e responsáveis das Instituições de Solidariedade Social da área da diocese, em ordem a aprofundar a sensibilização de todos para a relevância deste tema, de modo a prevenir possíveis abusos”, acrescenta o comunicado do bispo de Aveiro.

António Moiteiro Ramos assegura, por outro lado, que, “no que diz respeito ao apoio às vítimas, a diocese estará disponível para facultar apoio médico que venha a mostrar-se necessário”.

“A Diocese de Aveiro compromete-se a tudo fazer para que estas situações dolorosas não voltem a acontecer no seio da comunidade cristã e reafirma, mais uma vez, ‘tolerância zero’ para os abusos de menores e pessoas vulneráveis”, conclui o comunicado.

A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja Católica validou 512 testemunhos, apontando, por extrapolação, para pelo menos 4.815 vítimas. Vinte e cinco casos foram enviados ao Ministério Público, que abriu 15 inquéritos, dos quais nove foram arquivados.

Os testemunhos referem-se a casos ocorridos entre 1950 e 2022, o espaço temporal abrangido pelo trabalho da comissão.

No relatório, divulgado em fevereiro, a comissão alertou que os dados recolhidos nos arquivos eclesiásticos sobre a incidência dos abusos sexuais “devem ser entendidos como a ‘ponta do iceberg’” deste fenómeno.

A comissão entregou aos bispos diocesanos listas de alegados abusadores, alguns ainda no ativo.

Na quarta-feira, a diocese de Angra, nos Açores, e a arquidiocese de Évora, anunciaram a suspensão cautelar de três sacerdotes, enquanto decorrem investigações sobre alegados casos de abuso por eles praticados.

Já esta sexta-feira, também a diocese da Guarda anunciou a suspensão de um padre e a abertura de uma investigação.

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.