Açores. Afastados dois padres que constam na lista de alegados abusadores

Açores. Afastados dois padres que constam na lista de alegados abusadores
| País
Porto Canal

A Diocese de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, nos Açores, afastou dois sacerdotes, impedindo-os do exercício público do ministério até ao final do processo de investigação prévia, informou esta quarta-feira a instituição em comunicado.

O comunicado da diocese informa que da lista entregue na passada sexta-feira ao Bispo diocesano pela Comissão Independente constam dois nomes: um sacerdote de São Miguel e outro da ilha Terceira, que agora serão afastados, por alegados abusos que terão sido cometidos entre 1973 e 2004

“Esta decisão não é uma assunção de culpa dos próprios nem uma condenação por parte do Bispo diocesano. Trata-se de seguir aquilo que o Papa Francisco tem recomendado como norma e prática da Igreja em matéria de abusos”, salvaguardou a diocese.

Os alegados abusos foram cometidos por diversas pessoas, sendo que quatro delas – 3 sacerdotes e um leigo – já faleceram.

A instituição informou que agirá com “tolerância zero” para com os abusadores e disponibilizar-se-á para “acolher, escutar e reparar a vida de todos os que foram abusados”.

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).