Bispo de Viana pede desculpa pelo caso do pároco que abusou de menor

Diocese do Porto
| Norte
Porto Canal/Agências

O bispo de Viana do Castelo pediu esta terça-feira desculpa pelo caso do padre da paróquia de Monção que confirmou segunda-feira ter abusado sexualmente de um menor, afirmando ser com "dor e sofrimento" que experimenta esta realidade na sua diocese.

João Lavrador, que preside à Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, falava aos jornalistas no final de uma sessão de apresentação da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Comunicação Social "Falar com o Coração".

O bispo afirmou que, assim que tomou conhecimento dos factos, afastou o pároco e encaminhou o processo internamente e também para o Ministério Público.

João Lavrador disse ter chamado de imediato, tanto a vítima, como o agressor, confrontando-o "com a realidade", tendo disponibilizado "todos os meios para ajudar [a vítima e a família] naquilo que seja possível e que seja pedido".

Segundo o bispo, o padre "assumiu imediatamente o problema", tomando a decisão de se afastar de todas as funções, o que "facilitou o processo".

"Espero que ele até já esteja fora das paróquias", declarou, adiantando que espera mandar nos próximos dias "uma carta aos paroquianos que ele serviu" para pedir "desculpa e perdão" pela "preocupação muito grande de verem que afinal alguém que esteve à sua frente os enganou".

"Agora, claro, isto não evita em primeiro lugar, a dor, o sofrimento que é meu, que é da diocese, que é das paróquias onde ele serviu, porque se sentem defraudadas", declarou.

João Lavrador afirmou que uma coisa foi "experimentar racionalmente", de forma "intelectual", o problema dos abusos no seio da igreja católica, outra é sentir "a dor, o sofrimento, na realidade".

Para o bispo, o facto de o caminho estar "bem delineado", definindo os procedimentos a adotar, permitiu o encaminhamento imediato do processo.

A diocese de Viana do Castelo anunciou na segunda-feira, em comunicado, ter "proibido" um padre de Monção de exercer o sacerdócio depois de este ter confirmado um caso de abuso sexual de menor, conhecido através de "uma denúncia", comunicada "às autoridades civis e canónicas competentes".

Segundo o comunicado, confrontando com os indícios apresentados, o pároco de várias freguesias de Monção "confirmou os factos de que é acusado e comunicou a sua decisão de se afastar do exercício das suas funções".

"A diocese informa, igualmente, que, tendo em vista as normas do direito canónico, o mesmo sacerdote se encontra proibido de exercer publicamente o ministério", adianta a nota.

No documento, a diocese "partilha do profundo sofrimento da vítima e família, sendo com enorme sentimento de vergonha que torna públicos estes factos, desejando, também, exprimir o maior afeto e cuidado às comunidades paroquiais até agora confiadas" ao pároco.

"Nesta circunstância particular, a diocese de Viana do Castelo quer reforçar o desejo de ser um ambiente seguro e um espaço onde se possa dar voz ao silêncio, pedindo, ainda, todo o esforço, coragem, confiança e oração à comunidade diocesana, neste momento especialmente doloroso", refere a nota.

O padre ministrava nas paróquias do Divino Salvador de Cambeses, Santa Maria de Abedim, Nossa Senhora das Neves de Bela, São João Baptista de Longos Vales, São João Baptista de Portela e São Miguel de Sago e, era assistente dos convívios fraternos, em Monção.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.