Emails de Rui Costa apreendidos pela PJ

Emails de Rui Costa apreendidos pela PJ
| Desporto
Porto Canal

A Polícia Judiciária fez cópias dos emails de Rui Costa, Rui Pedro Braz e Luís Filipe Vieira.

Os emails do presidente do Benfica, Rui Costa, também do diretor desportivo, Rui Pedro Braz, e ainda do ex-presidente das ‘águias’, Luís Filipe Vieira, é informação que consta do processo da Operação Malapata.

As buscas foram realizadas em dezembro de 2021 e é agora conhecido, através do jornal Público, que foram recolhidos cerca de cinco ‘gigabytes’ de emails de Rui Costa e dois ‘gigabytes’ da caixa de correio do diretor desportivo, Rui Pedro Braz. Foram ainda apreendidos dois telemóveis. Noticia o Público que a PJ extraiu as mensagens de Whatsapp trocadas entre eles e César Boaventura, que é o principal arguido do processo.

A equipa jurídica do Benfica mostraram desagrado aquando das buscas, que duraram mais de dez horas, alegando que os documentos continham informação pessoal, profissional e comercial.

A informação recolhida contém contratos de jogadores, os emails – que estão encriptados – e as mensagens de Whatsapp, que estão transcritas no processo.

 

Operação Malapata

O processo envolve transferências de jogadores e contas bancárias por onde circulavam milhares de euros, apesar de César Boaventura ter sido declarado insolvente pelo Tribunal de Famalicão em outubro de 2014.

O empresário está acusado de 10 crimes, entre eles cinco de burla qualificada, três de falsificação de documentos, um de fraude fiscal qualificada e um outro de branqueamento de capitais.

A Autoridade Tributária está também no encalce de César Boaventura já que as movimentações do empresário levaram o fisco a descobrir que não terá declarado 1,2 milhões de euros de receita.

Boaventura é suspeito de emissão de faturas falsas e circular dinheiro através de contas bancárias de pessoas próximas, que foram também acusadas de branqueamento de capitais.

+ notícias: Desporto

Vítor Bruno: “Queremos voltar a ganhar para nos reerguermos”

A paragem para compromissos internacionais já lá vai e é hora de voltar a entrar em ação. O FC Porto vai a Moreira de Cónegos (domingo, 17h00, Sport TV) disputar um “encontro com grau de dificuldade elevado” da quarta eliminatória da Taça de Portugal contra um Moreirense que “não perdeu em casa no passado recente” e Vítor Bruno começou por deixar clara a “vontade de voltar a ganhar” e de ter “boas sensações” numa “fase que não é a melhor”.

FC Porto: Contas e Fundação aprovadas por larga maioria

Os dois pontos da Ordem de Trabalhos em votação na Assembleia Geral do FC Porto foram aprovados por larga maioria na reunião magna que juntou 1.178 associados no Dragão Arena este sábado.

António Tavares: “Quem ganhou foram os sócios do FC Porto”

Os associados do FC Porto “estiveram presentes em força e quiseram manifestar a sua preocupação e a sua confiança na liderança do clube” numa “Assembleia muito participada” que se iniciou às 11 da manhã e terminou às 18 horas deste sábado. No rescaldo da reunião magna “muito viva e muito participada” com dois pontos na Ordem de Trabalhos - aprovados por 80,5% e 79,17% dos 1.042 sócios que exerceram o direito de voto -, António Tavares falou de um “resultado extremamente estimulante”.