Emails de Rui Costa apreendidos pela PJ

Emails de Rui Costa apreendidos pela PJ
| Desporto
Porto Canal

A Polícia Judiciária fez cópias dos emails de Rui Costa, Rui Pedro Braz e Luís Filipe Vieira.

Os emails do presidente do Benfica, Rui Costa, também do diretor desportivo, Rui Pedro Braz, e ainda do ex-presidente das ‘águias’, Luís Filipe Vieira, é informação que consta do processo da Operação Malapata.

As buscas foram realizadas em dezembro de 2021 e é agora conhecido, através do jornal Público, que foram recolhidos cerca de cinco ‘gigabytes’ de emails de Rui Costa e dois ‘gigabytes’ da caixa de correio do diretor desportivo, Rui Pedro Braz. Foram ainda apreendidos dois telemóveis. Noticia o Público que a PJ extraiu as mensagens de Whatsapp trocadas entre eles e César Boaventura, que é o principal arguido do processo.

A equipa jurídica do Benfica mostraram desagrado aquando das buscas, que duraram mais de dez horas, alegando que os documentos continham informação pessoal, profissional e comercial.

A informação recolhida contém contratos de jogadores, os emails – que estão encriptados – e as mensagens de Whatsapp, que estão transcritas no processo.

 

Operação Malapata

O processo envolve transferências de jogadores e contas bancárias por onde circulavam milhares de euros, apesar de César Boaventura ter sido declarado insolvente pelo Tribunal de Famalicão em outubro de 2014.

O empresário está acusado de 10 crimes, entre eles cinco de burla qualificada, três de falsificação de documentos, um de fraude fiscal qualificada e um outro de branqueamento de capitais.

A Autoridade Tributária está também no encalce de César Boaventura já que as movimentações do empresário levaram o fisco a descobrir que não terá declarado 1,2 milhões de euros de receita.

Boaventura é suspeito de emissão de faturas falsas e circular dinheiro através de contas bancárias de pessoas próximas, que foram também acusadas de branqueamento de capitais.

+ notícias: Desporto

FC Porto (Dragon Force): Dragões prosseguem expansão internacional da marca e abrem escola em Moçambique

O FC Porto prossegue a expansão internacional da sua marca dando mais um passo na afirmação no continente africano. Vai nascer a Dragon Force Black Bulls Mozambique, reforçando, com isso, o compromisso com a formação de jovens talentos e a exportação da sua metodologia de excelência.

João Guerreiro: “É um dérbi da cidade”

Confirmada a presença na final four da Taça de Portugal, é tempo de voltar a apontar o foco à Liga Portuguesa de Basquetebol e à 12.ª jornada, que reserva um dérbi da Invicta com o SC Vasco da Gama (sábado, 18h30, DAZN), no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.