Ilda Figueiredo: “STOP é uma grande riqueza para a cidade do porto e um exemplo para o país”

Ilda Figueiredo: “STOP é uma grande riqueza para a cidade do porto e um exemplo para o país”
| Porto
Joana Almeida Carvalho

A vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, considera que o Centro Comercial STOP é um edifício muito importante para a cidade do Porto e que deve ser preservado.

Ao Porto Canal, a vereadora defendeu que é fundamental “assegurar que o Centro Comercial STOP continue a funcionar com condições mínimas, que já existem”, acrescentando que “a Câmara e o Ministério da Cultura devem tomar as medidas necessárias, seja para uma posse administrativa, seja para a compra, seja a utilização de verbas do PRR, e fazer as obras necessárias para transformar o STOP num grande centro cultural”.

Para Ilda Figueiredo, o STOP tem todas as condições para os músicos continuarem a desenvolver a atividade que têm desenvolvido nos últimos anos e defende que este espaço é pioneiro na cidade e no país.

As declarações da vereadora chegam depois deesta segunda-feira ter questionado, em reunião de câmara, o Presidente da Câmara do Porto sobre o "ponto de situação" do centro comercial Stop.

Na reunião, Rui Moreira criticou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANPC) por dizer que "não tem competências" para fazer uma inspeção no centro comercial Stop, enquanto estiver a decorrer um processo de licenciamento. "Há uma autoridade nacional que tem a competência de garantir as condições de segurança. Quando nos dizem que aquele edifício está sujeito a um licenciamento e não tem competências nesta matéria, abre-se uma caixa de Pandora", afirmou.

Porto Canal

Entre avanços e recuos, os artistas do STOP, segundo apurou o Porto Canal, temem que a utilização dos terrenos vazios por trás do edifício, na antiga Oficina do Ferro, sejam a verdadeira motivação para a tentativa de fecho do emblemático local da cidade do Porto. Para os terrenos já foi lançado um concurso para a construção de um empreendimento.

As últimas notícias davam nota de que o encerramento seria para breve, uma vez que, segundo a autarquia, o edifício não tinha as condições de segurança necessárias, nomeadamente ao nível do plano de combate a incêndios.

Porto Canal

+ notícias: Porto

Comerciante do Mercado do Bolhão apresenta queixa por difamação contra Rui Moreira

A presidente da associação Bolha de Água e comerciante de uma das lojas do Mercado do Bolhão apresentou uma queixa-crime por difamação contra o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, devido a declarações feitas numa reunião do executivo.

Cortejo da Queima das Fitas volta a encher de espírito académico as ruas do Porto

Na tarde desta terça-feira, o Cortejo da Queima das Fitas voltou a encher as ruas da Baixa do Porto com o espírito académico.

Acessos no Intermodal de Campanhã permanecem fechados até TGV ganhar forma

Os acessos aos cais dos comboios da estação de Campanhã, através do Terminal Intermodal, no Porto, não deverão ser abertos até que comece a ganhar forma o novo edifício que vai ser criado no âmbito do projeto de alta velocidade (TGV) que vai revolucionar a zona oriental da cidade.