“Rui Santos é a pessoa que foi ao parlamento português com Luís Filipe Vieira”, recorda diretor de comunicação do FC Porto
Porto Canal
Francisco J. Marques abordou, no programa ‘Universo Porto da Bancada’, emitido na passada terça-feira no Porto Canal, as recentes intervenções de Rui Santos a respeito do treinador Sérgio Conceição.
“Rui Santos cada vez tem menos relevância no futebol português e agora encontrou, como bóia de salvação, o insulto ao FC Porto”, afirmou o dirigente portista.
Recorde-se que no final da conferência de imprensa que antecedeu o jogo entre o FC Porto e o Académico de Viseu para a Taça de Portugal, Sérgio Conceição descreveu como “uma palhaçada” e “programa de autoajuda” o espaço que o jornalista Rui Santos ocupa na CNN Portugal. Em causa estava um momento da edição da véspera de “Rui Santos em Campo” em que o comentador, com o olhar fixo no teleponto, dirigiu ao treinador campeão nacional uma mensagem de censura sobre o comportamento no banco de suplentes.
“O Sr. Rui Santos é a pessoa que foi ao parlamento português acompanhado pelo Sr. Luís Filipe Vieira, para ter o carimbo de Luís Filipe Vieira, para ter a validação de Luís Filipe Vieira, quando fez aquela patetice da verdade desportiva. Toda a gente sabe que o Sr. Rui Santos não está preocupado com a verdade desportiva, está preocupado com o que os clubes de Lisboa ganhem”, frisou Francisco J. Marques.
“Mas ao dia de hoje como é possível olharmos para esta solução macaca de ir ao Parlamento com o Luís Filipe Vieira? Mas o Luís Filipe Vieira alguma vez foi um referencial da verdade desportiva? O homem do ‘temos que lhe dar cabo da nota’? O homem da amnésia? O homem que foi o passaporte do Rui Santos para o Parlamento para validar aquela patetice da verdade desportiva? A verdade desportiva aplica-se dentro do campo!”, destacou o diretor de comunicação do FC Porto.
Desde as declarações do comentador desportivo, as redes sociais têm sido agitadas por uma discussão em torno de Rui Santos, tendo-se estabelecido uma divisão clara: contas de apoio ao Benfica e ao Sporting consideram que o antigo chefe de redação de A Bola está “de parabéns”, enquanto os adeptos do FC Porto tendem a criticar a parcialidade do lisboeta. Esta sensação dos aficionados azuis e brancos é reforçada pela recordação do momento, no programa da semana anterior, em que o comentador se dirigiu a Rui Costa, presidente do Benfica que ontem foi protagonista de um “apertão” ao árbitro Tiago Martins, como um fator de esperança na regeneração do futebol português. Mas quem é, afinal, Rui Santos?