Marcelo defende "comunicação social forte" ao comentar greve anunciada na TVI

Marcelo defende "comunicação social forte" ao comentar greve anunciada na TVI
| País
Porto Canal/Agências

O Presidente da República alertou esta sexta-feira que só com uma "comunicação social forte" se pode garantir uma "democracia forte", ao comentar o anúncio de greve na TVI e a fase "muito difícil" que o jornalismo está a atravessar.

“Ando há anos a dizer que a comunicação social está a atravessar uma fase social e económica muito difícil, de grande precariedade, e para uma democracia forte, é preciso uma comunicação social forte. Se a comunicação social não é forte, a democracia não é forte”, frisou Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado respondia às questões dos jornalistas sobre a greve dos trabalhadores da TVI anunciada para 08 de março, à margem da 44.ª edição da Feira do Queijo de Celorico da Beira.

Os trabalhadores da TVI aprovaram na quarta-feira, em plenário, um pré-aviso de greve, de 24 horas, para 08 de março, reclamando uma atualização salarial mínima de 8%, segundo a respetiva Comissão de Trabalhadores.

A Comissão de Trabalhadores (CT) garantiu que só recuará caso o caderno reivindicativo seja aprovado a 100%.

Segundo Rolando Santos, da CT da TVI, “8% é o mínimo aceitável, porque cobre a taxa de inflação”. “O historial da empresa é muito mau, com muitos anos sem qualquer tipo de aumento” que conduziu a uma “degradação salarial muito acentuada”, declarou.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.