Governo de Passos validou negócio de David Neeleman na TAP 

Governo de Passos validou negócio de David Neeleman na TAP 
| País
Porto Canal

A compra de 61% da TAP pela Atlantic Gateway de David Neeleman e a capitalização da companhia aérea portuguesa terá sido do conhecimento do Estado, avança o jornal ECO. A Parpública, empresa que gere as participações do Estado era, à altura, tutelada pelo Ministério das Finanças e liderado por Maria Luís Albuquerque.

Em 2015, foi pedido pela companhia aérea portuguesa um parecer jurídico à Vieira de Almeida, para avaliar a legalidade da operação de aquisição da TAP por David Neeleman. O parecer, além da TAP SGPS, podia ser consultado pela Parpública, empresa que gere as participações do Estado. O documento, revelado pelo jornal Eco, é de 12 de novembro de 2015, dia em que se concretizou a privatização. O texto refere a disponibilização dos “Fundos Airbus” à DGN de David Neeleman, e desta à Atlantic Gateway, para a capitalização da companhia aérea. Refere ainda o cancelamento do contrato para o leasing de 12 aeronaves A350 e a celebração de outro para 53 novos aviões.

David Neeleman, ex-acionista da TAP, terá sido financiado pela própria companhia para controlar a TAP. A análise legal sustenta que Neeleman garantiu a compra da companhia aérea portuguesa com dinheiro cedido pela Airbus, a troco da compra de aviões. O caso está a ser investigado pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal que abriu esta semana um inquérito.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.