Airbus quer ter 25% da produção em Santo Tirso até 2026

Airbus quer ter 25% da produção em Santo Tirso até 2026
Foto: Airbus
| Norte
Porto Canal

A Airbus Atlantic quer reforçar a sua posição em Portugal, com o aumento da produção na fábrica de Santo Tirso. De acordo com o jornal “Eco”, a fabricante francesa de aviões prevê ter 25% da sua produção na unidade da região do Porto em 2026.

Para que um quarto da produção mundial da empresa passe por Santo Tirso em 2026, a empresa quer contratar mais de 100 trabalhadores por ano até 2026, chegando a um total de cerca de 600 funcionários, aponta o jornal, e não coloca de parte a possibilidade de contruir um novo edifício na cidade.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

A maior percentagem da produção da Airbus centra-se em França, na fábrica que recebe os subconjuntos produzidos em Portugal, mas também na Tunísia e em Marrocos.

Em Santo Tirso, unidade que foi inaugurada em setembro de 2022, são produzidas peças para os Airbus A320 e A350. “O objetivo em Portugal é fabricar quase 25% de todos os subconjuntos que são depois entregues na fábrica em França”, afirma o diretor de produção de controlo e logística (PC&L) da Airbus Atlantic Portugal, citado pelo “Eco”.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.