TAP gasta 444 milhões nos novos airbus

TAP gasta 444 milhões nos novos airbus
| País
Porto Canal

A TAP terá sido lesada no valor de 444 milhões de euros, no negócio de aquisição de 53 novos aviões à Airbus. Segundo avança o jornal ECO, um memorando de entendimento entre a companhia aérea portuguesa e a Airbus revela vários indícios que levaram o Ministério Público a abrir um inquérito.

O acordo liderado por David Neeleman levou à desistência de uma encomenda de 12 aeronaves A350 e a aquisição de 53 novos aviões de vários modelos. De acordo com uma análise da Airborne Capital, a TAP terá sido lesada nas duas operações, revela o ECO.

Segundo o jornal económico, o benefício para a Airbus terá sido o acordo celebrado para a desistência do leasing de 12 aeronaves A350 e a assinatura de um novo contrato para adquirir 53 novos aviões. Quando no ano passado tentou renegociar o contrato com a Airbus, a TAP apercebeu-se que estava a pagar mais do que a concorrência. Foi aí que pediu uma avaliação à Airborne Capital, especialista em leasing de aviões.

A consultora irlandesa estima que a TAP estará a pagar cerca de 254 milhões de dólares acima do valor de mercado no leasing dos novos aviões, embora o antigo acionista David Neeleman negue qualquer irregularidade.

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal abriu esta semana um inquérito ao negócio de compra de aviões feito entre a Airbus e David Neeleman e que permitiu ao empresário de nacionalidade americana e brasileira controlar a TAP.

+ notícias: País

Devolução das propinas requerida por mais de 110 mil jovens

Mais de 100 mil jovens pediram a devolução do valor das propinas, a dois meses do final do prazo, que termina em 31 de maio, e numa altura em que alguns emigrantes enfrentam dificuldades para submeter o pedido.

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.