Obras de extensão do Metro prosseguem em Gaia. Os avanços no Viaduto de Santo Ovídio
Porto Canal
A Metro do Porto divulgou, esta quinta-feira, imagens dos trabalhos de construção do Viaduto de Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia.
De acordo com a entidade "o túnel de Manuel Leão e a rotunda de Santo Ovídio já estão mesmo quase a tocar-se", fruto dos avanços na infraestrutura que vai interligar estes dois pontos.
🏗️ O túnel de Manuel Leão e a rotunda de Santo Ovídio já estão mesmo quase a tocar-se. #metrodoporto #linhaamarela pic.twitter.com/90kj7lt3jC
— Metro do Porto (@MetrodoPorto) February 9, 2023
Recorde-se que o primeiro tramo do tabuleiro metálico para a ampliação da Linha Amarela do Metro foi lançado no final de outubro e fará parte da extensão do viaduto de Santo Ovídio. O troço com aproximadamente 400 toneladas transpôs a Rua dos Arrependidos, de onde fará gradualmente o percurso até chegar a Santo Ovídio – algo que deverá acontecer no final do primeiro trimestre de 2023.
As obras de prolongamento da Linha Amarela (em Vila Nova de Gaia) e a construção da Linha Rosa representam no total um acréscimo de seis quilómetros e sete estações à rede de metro do Porto e um investimento total superior a 400 milhões de euros.
As obras de expansão da rede vão sofrer um aumento de custos que serão suportados pelo Governo, “no limite”, através do Orçamento do Estado, revelou o secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, a 8 de setembro.