Está decidido. Alunos vão ter que fazer três exames no fim do secundário

Está decidido. Alunos vão ter que fazer três exames no fim do secundário
| País
Porto Canal

O desentendimento entre os ministérios da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Educação chegou ao fim. Na tarde desta segunda-feira, em conferência de imprensa, o ministro da Educação, João Costa, abandonou a ideia de acabar com os exames nacionais no 12º ano.

As alterações foram apresentadas ao longo dessa conferência de imprensa que também reuniu a ministra da Ciência e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

Sendo assim, ficou estabelecido que os exames nacionais para conclusão do ensino secundário vão manter-se, mas com um peso mais baixo, ou seja, passarão a contar 25% da nota final. O modelo acordado será de três exames nacionais, sendo o exame de Português de caráter obrigatório e os outros dois escolhidos pelos alunos.

A justificação do ministro da Educação perante esta decisão assentou na necessidade de assegurar mecanismos de “fiabilidade e equidade do sistema” e com “a necessidade de continuar a aprofundar a complementaridade entre avaliação interna e avaliação externa no sentido de uma valorização do ensino secundário como um fim em si mesmo e não apenas como porta de acesos ao ensino superior".

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".