Está decidido. Alunos vão ter que fazer três exames no fim do secundário

Está decidido. Alunos vão ter que fazer três exames no fim do secundário
| País
Porto Canal

O desentendimento entre os ministérios da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Educação chegou ao fim. Na tarde desta segunda-feira, em conferência de imprensa, o ministro da Educação, João Costa, abandonou a ideia de acabar com os exames nacionais no 12º ano.

As alterações foram apresentadas ao longo dessa conferência de imprensa que também reuniu a ministra da Ciência e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

Sendo assim, ficou estabelecido que os exames nacionais para conclusão do ensino secundário vão manter-se, mas com um peso mais baixo, ou seja, passarão a contar 25% da nota final. O modelo acordado será de três exames nacionais, sendo o exame de Português de caráter obrigatório e os outros dois escolhidos pelos alunos.

A justificação do ministro da Educação perante esta decisão assentou na necessidade de assegurar mecanismos de “fiabilidade e equidade do sistema” e com “a necessidade de continuar a aprofundar a complementaridade entre avaliação interna e avaliação externa no sentido de uma valorização do ensino secundário como um fim em si mesmo e não apenas como porta de acesos ao ensino superior".

+ notícias: País

Licença da nova plataforma TVDE exclusiva para mulheres suspensa pelo IMT

A licença da Pinker, nova plataforma TVDE exclusiva para mulheres, foi suspensa pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) até serem prestados os esclarecimentos pedidos por esta entidade, disse este sábado à Lusa a fundadora do projeto.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.