Adjunto do novo selecionador nacional já esteve preso por suspeita de fraude

Adjunto do novo selecionador nacional já esteve preso por suspeita de fraude
| Desporto
Porto Canal

Roberto Martínez foi a nove de janeiro oficializado como sucessor de Fernando Santos ao comando da seleção portuguesa de futebol. Com um contrato válido até 2026, a restante equipa técnica inclui Richard Evans, que trabalha com o espanhol desde 2016, e Jesús Seba, que já pisou relvados portugueses em representação do Belenenses e Desportivo de Chaves.

O percurso de Seba é, no entanto, marcado por um problema com a justiça espanhola.

“Operação Dilúvio”: é este o nome da megaoperação policial levada a cabo pela Divisão de Crimes Económicos da Sede Policial Superior de Aragão e que, a 17 de maio de 2013, levou à prisão preventiva do adjunto do novo selecionador português. O ex-jogador do Real Zaragoza, em conjunto com o seu sogro, Fidel Polo, ficaria em prisão preventiva durante 13 dias, saindo em liberdade após o pagamento de uma fiança no valor de 10 mil euros.

A prisão de Seba foi uma surpresa na comunidade desportiva espanhola, apesar do técnico ter colaborado com as forças policiais desde o primeiro instante.

À época pendiam sob o espanhol alegações de 156 crimes fraudulentos, através dos quais teria somado mais de 110 mil euros de indemnizações de seguradoras. O Ministério Público afirmou na altura que Seba era suspeito de falsificar, em conluio com o suposto mandante da trama, Eduardo Pérez Caro, um conjunto de relatórios fraudulentos relativos a prejuízos provocados por incêndios e chuvas fortes.

Dos 57 acusados por fraude, falsificação de documentos, branqueamento de capitais e pertença a organização criminosa, 54 escaparam à pena de prisão mediante a devolução das verbas de que eram implicados, entre eles Jesús Seba.

+ notícias: Desporto

FC Porto (Bilhar): Pool feminino vence o título nacional

A equipa de pool do FC Porto foi a grande vencedora do Campeonato Nacional feminino depois de ter terminado a pole de atribuição do título no primeiro posto, suplantando o SC Braga, que se classificou em segundo lugar, e o Pool Master, que fechou o pódio.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.