Roberto Martínez: "Estou muito orgulhoso de poder representar uma das seleções mais talentosas do mundo"

| Desporto
Porto Canal

O treinador espanhol Roberto Martínez foi, esta segunda-feira, oficializado como sucessor de Fernando Santos no comando da seleção portuguesa de futebol, com um contrato válido até julho de 2026. Na cerimónia de apresentação, o técnico mostrou-se "orgulhoso por poder uma das seleções mais talentosas do mundo", destacando que há grandes expetativas e objetivos". 

"Muito obrigado a todos. Vou tentar aprender português o quanto antes. Estou muito feliz por estar aqui, estou encantado por poder representar uma das seleções mais talentosas do Mundo. Desde a primeira vez que conheci a direção e o presidente soube que era este o projeto que queria. Entendo que haja grandes expectativas e objetivos, mas também entendo que há um grande conjunto de pessoas a trabalhar para cumprir os nossos objetivos. Obrigado".

Sobre Cristiano Ronaldo, o treinador espanhol realçou que "as decisões têm de se tomar em campo"."Não tomo decisões por decreto. Quero falar com os 26 jogadores que estiveram no Mundial. O Cristiano merece o respeito de nos podermos sentar e conversar. Queremos, em dez semanas, criar a equipa mais forte para iniciarmos a qualificação para o Europeu", acrescentou.

No que concerne ao estilo de jogo que pretende implementar, Roberto Martínez assegura que "temos de ter flexibilidade tática para tirar o melhor rendimento dos jogadores portugueses. Temos de ser uma equipa moderna e estar bastante bem equilibrada com e sem bola. Portugal tem de estar pronto a disputar sempre. Jogar com 3 ou 4 defesas? O importante ser competitivo. A flexibilidade é muito importante. Vai depender dos jogadores que temos", defendeu. 

O novo selecionador prometeu ainda uma equipa competitiva. "Como adversário sei que Portugal sempre foi competitivo, esse é o meu ponto de partida, Isso não posso desperdiçar. Temos de ser uma equipa ofensiva e que jogue com alegria. Temos de trabalhar como um clube".

Sobre o seu pecurso à frente da Bélgica, Roberto Martínez foi taxativo. "As avaliações ficam para os outros. A Bélgica foi número 1 do ranking durante quatro anos. Atingimos um nível elevadíssimo".

Sobre a equipa técnica que pretende ter consigo, o treinador espanhol deixou uma garantia. "Não vou revelar para já os nomes, mas gostava de poder contar como adjunto com um antigo internacional português para nos poder ajudar na adaptação ao futebol português".

 

+ notícias: Desporto

“Ontem tivemos uma noite histórica”. A mensagem de André Villas-Boas

Depois das declarações na sede de campanha no final da noite deste sábado, André Villas-Boas, presidente eleito da direção do FC Porto, reagiu também este domingo às eleições para os órgãos sociais do clube para o quadriénio 2024-2028 através das redes sociais. “Ontem tivemos uma noite histórica”, realça.

FC Porto: Presidente da FPF felicita André Villas-Boas 

Fernando Gomes desejou “as maiores felicidades” ao novo presidente do FC Porto.

FC Porto (Hóquei em Patins): 19.ª Taça de Portugal a caminho do Dragão. Crónica de jogo 

Portistas bateram o Óquei de Barcelos por 3-2 na final da prova rainha.