Sonae, Super Bock e mais 120 empresas querem comboio de regresso à Linha de Leixões

| Norte
Porto Canal

A Sonae, Super Bock e mais 120 empresas pedem que comboio volte à Linha de Leixões, de forma a que mais de 15.000 trabalhadores possam usufruir de transportes públicos, articulados com o Metro.

Estas empresas enviaram uma carta aberta ao ministro das Infraestruturas, João Galamba, esta quarta-feira. 

A proposta integra um comboio que saia de Campanhã, chegue a São Mamede de Infesta, Ermesinde, Matosinhos e passe por locais como o Hospital de São João e o polo universitário da Asprela. Desta forma, os trabalhadores das empresas em questão poderiam também ter acesso às linhas B e C do Metro do Porto. 

No documento lê-se que “tendo por objetivo a disponibilização de um meio de transporte público que contribua para melhorar a acessibilidade das pessoas e seja essencial na redução de emissões de CO2 provocada pela elevada circulação de viaturas automóveis utilizadas para deslocações diárias, estas empresas estão convictas de que esta solução de reabilitação da Linha de Leixões se mostra como um claro investimento no território, beneficiando, em muito, as suas populações e agentes económicos”.

Outras empresas que subscreveram também a carta foram: as tintas CIN, a Makro, a Schmitt-Elevadores e o Lionesa Business Hub.

O regresso do comboio à Linha de Leixões é algo que tem vindo a ser estudado nos últimos anos. Em 2021 chegou-se à conclusão que seriam necessários cerca de 97,5 milhões de euros. 

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.