Notícia Porto Canal. Câmara Municipal de Espinho já solicitou auditoria à Inspeção-Geral de Finanças

| Norte
Porto Canal

A Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, anunciou esta segunda-feira, em reunião da Câmara Municipal, já ter pedido auditoria à Inspeção-Geral de Finanças

Em reunião da Câmara Municipal, convocada para as 17h00 desta segunda-feira, a Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, anunciou já ter requerido à IGF - Autoridade de Auditoria a realização de ações inspetivas para verificar a legalidade dos procedimentos de gestão urbanística do Município de Espinho nos últimos cinco anos, com particular incidência naqueles que têm vindo a ser mencionados no âmbito da Operação Vórtex. Maria Manuel Cruz considerou ser essencial “submeter o município à auditoria da IGF e ao crivo rigoroso dos seus inspetores”, tendo como objetivos possibilitar “uma atuação efetiva da Câmara Municipal caso se detetem ilegalidades” e repor o sentimento de confiança na autarquia e nos seus serviços.

Ainda a esse respeito, Maria Manuel Cruz e o novo executivo municipal optaram também por remeter às reuniões da Câmara Municipal todos os processos de licenciamento urbanístico, pedidos de informação prévia, estudos prévios e projetos de arquitetura, reforçando a transparência e a fiscalização em matérias de urbanismo.

Recorde-se que o presidente da Câmara de Espinho, Miguel Reis, o chefe da divisão do Urbanismo da autarquia, José Costa, e os três empresários foram detidos por suspeitas de corrupção ativa e passiva, prevaricação, abuso de poderes e tráfico de influências.

Esta operação da PJ, denominada de Vórtex, contou com a presença de magistrados do Departamento de Investigação e de Ação Penal (DIAP) Regional Porto, investigadores e peritos financeiros da Diretoria do Norte, bem como de peritos informáticos de várias estruturas daquela polícia.

“A investigação versa sobre projetos imobiliários e respetivo licenciamento, respeitantes a edifícios multifamiliares e unidades hoteleiras, envolvendo interesses urbanísticos de dezenas de milhões de euros, tramitados em benefício de determinados operadores económicos”, explicou a PJ.

Miguel Reis foi eleito presidente da Câmara de Espinho pelo PS nas autárquicas de 2021, com 40,23% dos votos.

É atualmente presidente da concelhia do PS de Espinho, depois de ter sido reeleito para o cargo em outubro de 2022.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.