Operação Vórtex. Miguel Reis fica em prisão preventiva

| Norte
Porto Canal

O ex-presidente da Câmara Municipal de Espinho, Miguel Reis, e o empresário Francisco Pessegueiro vão aguardar julgamento em prisão preventiva. A decisão da juíza de instrução foi anunciada às partes este sábado, à hora do almoço. 

Os outros três detidos no âmbito da Operação Vórtex tinham sido libertados ao início da tarde desta sexta-feira. Trata-se do chefe da divisão de urbanismo da autarquia de Espinho, de um arquiteto e de um outro empresário. 

Apesar disso, e segundo o documento disponibilizado pelo Tribunal de Instrução Criminal do Porto aos jornalistas, José Costa, funcionário da autarquia, fica proíbido de continuar a exercer o cargo e o empresário Paulo Malafaia fica sujeito ao pagamento de uma caução de 60 mil euros, a ser entregue "no prazo de 10 dias". 

Advogado de Miguel Reis diz que medida de coação é "chocante"

Em declarações aos jornalistas, à saída do TIC, Nuno Brandão, advogado de Miguel Reis, disse que a prisão preventiva é uma medida de coação "chocante" e que a defesa não conhece os fundamentos e o teor da decisão". Para o advogado a decisão da juíza é "questionável". 

As medidas atribuídas aos arguidos vão encontro daquilo que tinha sido pedido pelo Ministério Público. Segundo o jornal Observador, os procuradores do DIAP do Porto tinham pedido a prisão preventiva para Miguel Reis e Francisco Pessegueiro, um depósito de caução de 100 mil euros para Paulo Malafaia e a suspensão de funções para José Costa. 

A única surpresa prende-se com a situação de João Rodrigues, para quem o Ministério Público tinha pedido também prisão preventiva. Neste caso a juíza de instrução decidiu logo na sexta-feira que não iria aplicar a medida de coação mais gravosa. O arquiteto fica apenas proíbido de contactar com os outros arguidos. 

Crimes económicos em licenciamentos imobiliários

Em causa estão suspeitas de corrupção e de outros crimes económico-financeiros cometidos alegadamente "em projetos imobiliários e respetivo licenciamento, respeitantes a edifícios multifamiliares e unidades hoteleiras, envolvendo interesses urbanísticos de dezenas de milhões de euros, tramitados em benifício de determinados operadores económicos", explica a Polícia Judiciária. 

Miguel Reis foi ouvido na quinta-feira durante quase cinco horas. É suspeito de corrupção ativa e passiva, prevaricação, abuso de poderes e tráfico de influências". Nesse dia decidiu renunciar ao mandato na Câmara de Espinho, para o qual tinha sido eleito em 2021.

+ notícias: Norte

Colisão entre três veículos provoca um ferido com 70 anos em Santa Maria da Feira

Uma colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, provocou um ferido que foi assistido no local. A via está parcialmente obstruída.

Cancelada procissão do enterro da Semana Santa de Braga devido ao mau tempo

O último cortejo da Semana Santa de Braga, a Procissão do Enterro do Senhor, estava agendada para esta sexta-feira à noite mas foi cancelada devido às condições meteorológicas desfavoráveis, avança o JN.

Quatro feridos na colisão entre três veículos em Santa Maria da Feira

A colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, provocou quatro feridos ligeiros, adiantaram elementos dos bombeiros no local. A via esteve cortada ao trânsito temporariamente, mas já se encontra aberta e a situação regularizada.