Depois da 'Operação Vórtex', Paulo Malafaia é novamente detido na 'Operação Babel'

Depois da 'Operação Vórtex', Paulo Malafaia é novamente detido na 'Operação Babel'
| Norte
Porto Canal

As buscas esta terça-feira realizadas pela Polícia Judiciária (PJ) nas câmaras de Gaia e do Porto, culminaram com a detenção do vice-presidente do município gaiense e de mais sete pessoas, abrangem projetos imobiliários de 300 milhões de euros. Ao que o Porto Canal apurou, um dos visados é Paulo Malafaia, detido no início do ano a respeito da 'Operação Vórtex'. O promotor imobiliário viria a sair em liberdade com uma caução de 100 mil euros.

A Operação Babel "centra-se na viciação de normas e instrução de processos de licenciamento urbanístico em favor de promotores associados a projetos de elevada densidade e magnitude, estando em causa interesses imobiliários na ordem dos 300 milhões de euros, mediante a oferta e aceitação de contrapartidas de cariz pecuniário”, explica a PJ, em comunicado.

Recorde-se que a operação Vórtex resultou na detenção do então presidente da Câmara de Espinho, Miguel Reis (PS), - que entretanto renunciou ao mandato -, de um funcionário desta e três empresários por suspeitas de corrupção ativa e passiva, prevaricação, abuso de poderes e tráfico de influências.

De acordo com o semanário 'Expresso', nas escutas recolhidas pelo Ministério Público Paulo Malafia tem uma conversa com um indivíduo de nome Caetano, um presumível investidor imobiliário da zona norte, que sugere contactar um advogado e ex-secretário de Estado do Ambiente, a quem é dado o nome de código “boca larga” e que teria sido “padrinho dos filhos de Nuno Lacasta”, presidente desta agência.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.