Brasil e Argentina estarão a preparar uma nova moeda única

Brasil e Argentina estarão a preparar uma nova moeda única
casa rosada
| Economia
Porto Canal

O Brasil e a Argentina podem anunciar ainda na próxima semana que estão a preparar uma moeda comum aos dois países e que pode até estender-se aos restantes países da América do Sul, avança o Financial Times neste domingo.

A ideia não é nova, tendo sido discutida já em 2019, mas o plano pode agora ser discutido em Buenos Aires, na próxima semana, onde estará presente Lula da Silva. Impulsionar o comércio regional e diminuir a dependência do dólar americano.

“Vamos começar a estudar os parâmetros necessários para uma moeda comum, o que inclui desde assuntos fiscais ao papel dos bancos centrais”, disse Sergio Massa, ministro da Economia da Argentina ao Financial Times.

O Brasil já sugeriu um nome para a anova moeda, Sur, que significa 'sul' em espanhol. Este pode assim ditar o fim do Real e do Peso Argentino.

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.