Peso da Régua e África do Sul vão receber comemorações do 10 de junho
Porto Canal / Agências
As comemorações do Dia de Portugal decorrerão este ano no Peso da Régua e na África do Sul, anunciou este sábado a Presidência da República, que designou o enólogo João Nicolau de Almeida como presidente da comissão organizadora.
“O Presidente da República resolveu designar o Peso da Régua como sede, no ano de 2023, das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, estendendo-se as celebrações às comunidades portuguesas na África do Sul”, lê-se num comunicado divulgado na página oficial da Presidência da República.
O comunicado salienta que “para a organização das comemorações é constituída uma Comissão presidida por João Nicolau de Almeida, um dos grandes enólogos do Douro, e que integra ainda o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, a Secretária-Geral da Presidência da República e o Chefe do Protocolo do Estado”.
A Presidência justifica a escolha do Peso da Régua como sede das comemorações referindo que o “Douro, património da Humanidade, foi designado como Capital Europeia do Vinho em 2023”.
“A cidade do Peso da Régua foi a promotora desta iniciativa de âmbito regional, que integra os 19 municípios da CIM Douro, que preveem numerosas iniciativas de promoção da região ao longo do ano”, lê-se na nota.
Autarca diz que comemorações na Régua são reconhecimento ao Douro
“É com enorme satisfação que verificamos este reconhecimento do senhor Presidente da Republica. É um reconhecimento que ele, acima de tudo, faz aos produtores da região e a todos aqueles que, ao longo dos anos, construíram e mantêm esta região que é Património Mundial da Humanidade ”, afirmou José Manuel Gonçalves, presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua.
“Só temos a agradecer ao senhor Presidente da República”, salientou José Manuel Gonçalves, considerando que o chefe de Estado este ano escolheu o “tema do vinho” para as comemorações do 10 de Junho.
Este será, na sua opinião, “mais um momento importante que irá catapultar a afirmação da região pelo mundo inteiro”.