TAP. Tripulantes e companhia em nova ronda negocial para tentar evitar greve

TAP. Tripulantes e companhia em nova ronda negocial para tentar evitar greve
| País
Porto Canal/Agências

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e a TAP estarão esta sexta-feira numa nova ronda negocial, para tentar evitar a greve dos tripulantes de cabine, prevista para o período entre 25 e 31 de janeiro.

Numa mensagem aos associados, o sindicato adiantou que “decorreu ontem [quinta-feira], ao final do dia, mais uma ronda negocial entre a administração e a direção do SNPVAC, de modo a tentar solucionar o diferendo” entre as duas partes.

Nessa reunião, a direção do sindicato garantiu que explicou “de forma detalhada”, a “enorme insatisfação” dos associados, que esta quinta-feira rejeitaram, em assembleia-geral, a proposta da TAP e decidiram manter o pré-aviso de greve entre os dias 25 e 31 de janeiro.

“Durante a reunião, os dirigentes sindicais expressaram que, para além dos pontos não alcançados, o próprio documento não transmite a confiança necessária para a sua ratificação, em virtude de vários anos de interpretações peregrinas da empresa”, destacou a estrutura sindical.

A direção do SNPVAC espera que “a administração e a tutela tenham entendido, que o resultado de ontem não advém somente do documento, mas de vários anos de interpretações unilaterais, que quebraram a confiança na administração”.

Ainda assim, “haverá, hoje, uma nova ronda negocial”, cujo resultado o SNPVAC irá comunicar aos seus associados, “logo que possível, para não haver dúvidas e deturpações da mensagem”.

“Ontem, na assembleia-geral, demonstrámos que, mais do que o regresso das nossas condições de trabalho, da nossa realidade operacional, familiar e das condições financeiras, queremos o respeito e a dignidade que merecemos”, rematou o sindicato.

A TAP anunciou na quinta-feira que a greve dos tripulantes levará ao cancelamento de 1.316 voos e gerará um impacto direto de 48 milhões de euros, segundo um comunicado.

"Com esta nova paralisação serão cancelados 1.316 voos e afetados 156 mil passageiros, o que representa um custo total direto estimado de 48 milhões de euros (29,3 milhões em receitas perdidas e 18,7 milhões em indemnizações aos passageiros)", destacou a TAP.

A transportadora prevê ainda "perdas de 20 milhões adicionais devido ao impacto potencial nas vendas para outros dias e à sub-optimização de outros voos, com passageiros reacomodados".

Na mesma nota, a companhia destacou que, "como já referido pela CEO [presidente executiva], estava a ser analisada uma recompensa a todos os trabalhadores da TAP, na sequência dos resultados obtidos, e que, brevemente, seria anunciada e que fica agora posta em causa".

Na terça-feira, Christine Ourmières-Widener disse, numa mensagem aos colaboradores, a que a Lusa teve acesso que a TAP ia investir 48 milhões de euros em remunerações aos trabalhadores, "para alívio dos cortes salariais", tendo registado, no ano passado, uma "das maiores receitas da sua história".

O presidente do sindicato dos tripulantes disse à Lusa que o sentimento de insatisfação dos trabalhadores "é gigante", mas mantém a porta aberta ao diálogo com a empresa.

"Foi, provavelmente, uma das maiores votações de sempre e é um sinal que espero que a administração, que o Governo entenda de uma vez por todas. A insatisfação é gigante, a insatisfação atingiu níveis que não basta chegarmos a 12 de 14 propostas", disse Ricardo Penarróias.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.