Adesão dos professores à greve em Braga ronda os 90%

Lusa
| Norte
Porto Canal/Agências

O Sindicato dos Professores do Norte afirmou esta quinta-feira que a adesão à greve que decorre no distrito de Braga ronda os 90%, numa "manifestação clara" do "descontentamento que grassa na classe".

Em conferência de imprensa, a dirigente do Sindicato dos Professores do Norte Lurdes Veiga adiantou que há agrupamentos com uma adesão "quase, quase" a 100%, apontando como exemplo o de Alcaides Faria, em Barcelos.

Lurdes Veiga disse ainda que no Agrupamento Gonçalo Sampaio, na Póvoa de Lanhoso, dos 114 professores que deveriam estar ao serviço, 100 fizeram greve.

"São números de adesão muito elevados, um pouco por todo o distrito", acrescentou, destacando concelhos como Braga, Esposende, Barcelos, Guimarães e Terras de Bouro.

Neste último concelho, adiantou, "todas as escolas estão encerradas".

O distrito de Braga conta com mais de 70 agrupamentos, reunindo um total de mais de 10 mil professores.

Desde segunda-feira e até 31 de janeiro, está em curso uma greve diária por distrito, convocada por oito organizações sindicais.

"Há outras greves promovidas por outros sindicatos, o que se traduz numa manifestação clara do descontentamento que grassa na classe docente. O caminho [da greve] pode ser diferente, mas os professores estão todos juntos, pelos mesmos objetivos, que são a dignificação da carreira e a valorização da escola pública", disse ainda Lurdes Veiga.

Para a tarde, está marcada, para a cidade de Braga, uma manifestação de professores de todo o distrito, seguida de um desfile até à Câmara Municipal.

+ notícias: Norte

Abertos dois inquéritos sobre mortes em Bragança e Tondela alegadamente relacionadas com falhas do INEM 

O Ministério Público (MP) abriu inquéritos a factos ocorridos em Bragança e Tondela respeitantes a mortes possivelmente relacionadas com falhas no socorro do INEM, anunciou a Procuradoria-Geral da República (PGR).

IC2 reabriu em Águeda após aluimento de terras que deixou cratera gigante à vista

O presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Miguel Cruz, disse esta segunda-feira que, “graças à colaboração das várias entidades, foi possível antecipar em um mês” a reabertura do IC2 em Serém, Águeda.

ULS Alto Minho com 1.800 consultas semanais para reduzir 10% pressão nas urgências

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) vai disponibilizar, a partir de quinta-feira, 1.800 consultas semanais para reduzir em pelos 10% as admissões nos três serviços de urgência do distrito de Viana do Castelo.