Greve dos professores. Docentes em luta em Braga cantam "Acordai" para Costas ouvirem

| Norte
Porto Canal / Agências

Numa espécie de serenata à chuva para "Costa & Costa" ouvirem, um grupo de professores entoou esta quinta-feira, em Braga, a canção “Acordai”, de Fernão Lopes Graça, no final de uma manifestação que juntou um milhar de pessoas.

“É isso mesmo que faz falta, que os Costas [o primeiro-ministro e o ministro da tutela] acordem para o estado da Educação em Portugal e façam alguma coisa para salvar a escola pública e dignificar a carreira docente”, disse um dos professores.

Com direito a “encore”, o tema “Acordai” foi entoado por um grupo de professores do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, de Braga, e contou com a “participação musical” de muitos dos outros docentes presentes na manifestação, que culminou frente à Câmara de Braga.

Apesar da chuva persistente, e até porque "manifestação molhada é manifestação abençoada", os professores não desmobilizaram e durante cerca de duas horas fizeram ouvir os seus protestos nas ruas mais centrais daquela cidade.

“Quem ensina a voar não pode rastejar” era uma das frases mais ouvidas, a par de “o tempo congelado é para ser contado”.

Outros manifestantes reclamavam ainda o fim das quotas no acesso aos 5.º e 7.º escalões.

“Respeito” era, no entanto, a palavra transversal a todos.

“Roubaram-nos o pão e agora querem-nos dar migalhas, mas não é com migalhas que nos vão comprar”, assegurava um dos muitos sindicalistas presentes, aludindo às últimas conversações com o ministro da tutela.

Segundo fontes do Sindicato dos Professores do Norte (SPN) e da PSP, a manifestação juntou cerca de um milhar de pessoas.

Os professores estão a cumprir, desde segunda-feira, uma greve por distritos, sendo esta quinta-feira o dia de Braga.

O SPN refere que a greve contou com a adesão de cerca de 90 por cento dos mais de 10 mil professores do distrito.

+ notícias: Norte

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Município de Chaves apresenta nova imagem

Chaves lançou uma nova "marca" como símbolo representativo do concelho e do seu território. Esta simbologia, de acordo com o município, reflete as influências dos povos que ao longo da história passaram por Aquae Flaviae, celebrando os seus tempos áureos e recriando a história, modernidade e identidade.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.