Tripulantes da TAP analisam proposta da empresa para evitar greve no fim do mês

Tripulantes da TAP analisam proposta da empresa para evitar greve no fim do mês
| País
Porto Canal/Agências

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) reúne-se esta quinta-feira em assembleia geral de emergência para analisar uma proposta apresentada pela TAP, antes da greve de 25 a 31 deste mês.

“A pedido da Direção, […] convoco os associados da TAP - Transportes Aéreos Portugueses, SA, para se reunirem em assembleia geral de emergência, no próximo dia 19 de janeiro, às 10h, no Lisbon Marriott Hotel”, lê-se numa nota enviada na semana passada aos associados do SNPVAC, a que a Lusa teve acesso.

Segundo a mesma missiva, a assembleia vai ter como ponto único da ordem de trabalhos a “apresentação, discussão e votação da proposta apresentada pela TAP”, no âmbito das negociações de um novo acordo de empresa, que tem causado atritos entre a companhia e o sindicato.

Recorde-se que este sindicato realizou uma greve de tripulantes da TAP nos dias 8 e 9 de dezembro, que levou a companhia aérea a cancelar previamente 360 voos e teve um impacto estimado total de oito milhões de euros.

O SNVPAC anunciou, em 9 de janeiro, que vai avançar com um pré-aviso de greve ao trabalho na TAP por sete dias, entre 25 e 31 de janeiro, de acordo com uma nota enviada aos associados.

A TAP disse que respeita e lamenta a decisão do SNPVAC em avançar com uma greve este mês e assegurou que está a fazer tudo para um acordo.

A assembleia geral do SNPVAC reprovou em 29 de dezembro a proposta da TAP, mantendo a intenção de realizar cinco dias de greve até 31 de janeiro, adiantou, na altura, fonte sindical à Lusa.

Assim, a proposta da administração da companhia foi chumbada, com 615 votos contra, seis a favor e uma abstenção, mantendo-se a possibilidade de avançar com uma greve cinco dias até 31 de janeiro, como tinha ficado decidido na última assembleia do SNPVAC.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.