Operação Alquimia: Ministério Público volta a exigir prisão para ex-vice da Câmara de Montalegre

| Norte
Porto Canal

O Ministério Publico recorreu da medida de coação aplicada ao ex-vice-presidente da Câmara de Montalegre, no âmbito da operação Alquimia. O procurador da operação não aceita que David Teixeira, ex-vice-presidente da Câmara de Montalegre, continue em liberdade. Sendo assim, apresentou recurso ao Tribunal da Relação do Porto por considerar que os indícios e as declarações que prestou confirmam as suspeitas claras dos crimes de que está indiciado.

O Ministério Público pede que as medidas de coação sejam agravadas e que o ex-autarca do PS, David Teixeira, fique em prisão preventiva.

Também David Teixeira entregou recurso aos desembargadores, mas em sentido oposto. Segundo sabe o Porto Canal, David Teixeira não concorda com a proibição de se deslocar a Montalegre, imposta pelo juiz, visto que reside em Boticas. Dessa forma, pede que essa restrição seja retirada.

Relativamente à caução de 100 mil euros que lhe foi aplicada para se livrar da cadeia, o Porto Canal confirmou que já foi cumprida. O ex-vice-presidente da Câmara de Montalegre deu ao tribunal a hipoteca da casa da companheira como garantia.

Recorde-se que David Teixeira é um dos principais visados da operação Alquimia. Segundo as contas do Ministério Público, em nove anos, uma dezena de empresas de familiares e amigos do presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, e do vice-presidente faturaram cerca de 15 milhões de euros em ajustes diretos e concursos públicos combinados entre as próprias empresas que participavam.

+ notícias: Norte

Município de S. João da Madeira expande rede de passadiços em madeira

Está em curso a segunda fase da construção de quatro novos percursos pedestres na área de Parrinho-Mourisca, utilizando uma combinação de madeira e areão agregado com resinas. A empreitada amplia os três passadiços já existentes, previamente criados pela Câmara Municipal de S. João da Madeira na mesma região da cidade. O investimento ronda os 250 mil euros.

Requalificação do Percurso Pedonal entre Praça Flávio Sá Leite e Parque Desportivo da Rodovia concluída

O executivo do Município de Braga visitou a obra de requalificação do percurso pedonal entre a Praça Flávio Sá Leite e o Parque Desportivo da Rodovia, que já se encontra finalizada.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.