Avenida D. Carlos I no Porto obrigada a encerrar devido ao agravamento das condições meteorológicas

Avenida D. Carlos I no Porto obrigada a encerrar devido ao agravamento das condições meteorológicas
Porto.
| Porto
Porto Canal

Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão passar de aviso laranja para vermelho a partir das 21h de terça-feira devido à agitação marítima, vento e chuva forte anunciou esta segunda-feira o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera).

Dessa forma, é expectável que aumente o risco de galgamentos costeiros durante os períodos de preia-mar que poderão ser confirmados no site do Instituto Hidrográfico.

Por precaução e para salvaguarda da segurança de pessoas e bens, a circulação automóvel e pedonal na Avenida de Dom Carlos I, na zona da barra do Douro, irá ser interrompida a partir das 18 horas desta segunda-feira.

Tal como foi avançado pelo site da câmara municipal do Porto, o trânsito será reaberto logo que as condições do mar assim o permitam. Na próxima quinta-feira de manhã, dia 19 de janeiro, será feita uma reavaliação da situação.

O Serviço Municipal de Proteção Civil informa, ainda, que serão também efetuados impedimentos da circulação pedonal, à cota baixa, na Av. do Brasil e Av. de Montevideu.

Deste modo, a Proteção Civil Municipal recomenda à população a tomada de medidas preventiva e de proteção e a adoção de comportamentos adequados que permitam minimizar o risco existente, nomeadamente a adoção de uma condução defensiva; a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais; o respeito pelos perímetros de segurança estabelecidos juntos da orla costeira, nomeadamente na Avenida de D. Carlos I.

+ notícias: Porto

Idosos de Gaia voltam a ter Andante comparticipado com cartão Gaia Amiga

O presidente da Câmara de Gaia anunciou esta quinta-feira que, a partir de março, as pessoas com mais de 65 anos e pensionistas poderão usufruir do cartão Gaia Amiga e ter o passe Andante totalmente ou em parte comparticipado.

Escolas médicas da Universidade do Porto lançam licenciatura em Saúde Pública

As duas escolas de saúde da Universidade do Porto (U.Porto) vão abrir em setembro, no ano letivo 2026/27, uma nova licenciatura em Ciências da Saúde Pública, que visa formar profissionais capazes de intervir em ameaças emergentes.

Porto e Galiza exigem TGV em 2032 sem interferência da ligação Lisboa-Madrid

Os presidentes da Câmara do Porto e da Junta da Galiza exigiram que a ferrovia de alta velocidade nas regiões esteja concluída em 2032, vincando que a ligação Lisboa-Madrid não pode impedir a prioridade do Eixo Atlântico.