O Rio da Vila e as águas que correm no subsolo do Porto
Porto Canal
Há um novo túnel do Rio da Vila, com seis metros de diâmetro, a ser construído no coração da cidade do Porto.
Este novo túnel vai servir para desviar as águas da futura estação de metro de São Bento, precisamente onde passa parte do caudal deste rio histórico.
O Rio da Vila foi um dos primeiros ribeiros da cidade do Porto a desaguar no Douro.
O Curso da água deste rio corre literalmente debaixo do solo portuense, entre a Praça Almeida Garrett, junto à Estação de São Bento, e o Largo de São Domingos.
Ao longo do séc. XIX, o rio que resulta da confluência de vários cursos de água, foi sendo progressivamente encanado, fruto dos projetos urbanísticos da cidade.
Desta forma, rio e cidade foram mudando ao longo dos tempos.
O processo de encanamento do Rio da Vila coincide com a demolição da muralha Fernandina da cidade, cujas pedras foram utilizadas em grandes obras da cidade, inclusive para a construção das galerias que acompanham o curso de água deste rio, no subsolo da Rua Mouzinho da Silveira, por exemplo.
As obras de metro para a construção da nova linha Rosa obrigaram a uma mudança na trajetória do curso de água do Rio da Vila, para dar lugar à nova estação de metro de São Bento.
O novo desvio terá um túnel com o comprimento de 536 metros, dos quais 170 já estão escavados e prevê-se que a obra esteja concluída em setembro de 2023.