Eurostat corrige em alta taxas de desemprego da zona euro e da UE devido a "erro"

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 02 jul (Lusa) -- O Eurostat, gabinete de estatísticas europeu, retificou hoje os dados do desemprego da zona euro, União Europeia e França, divulgados na segunda-feira, revendo-os em alta, devido a um "erro" na introdução dos dados franceses.

O Eurostat explica que "a taxa de desemprego em França foi revista em alta em 0,5 pontos percentuais em maio", atingindo os 10,9% e não os 10,4% anunciados na segunda-feira.

Em resultado desta alteração, acrescenta, as taxas de desemprego da União Europeia e da zona euro foram também revistas em alta, subindo de 10,9% para 11% e de 12,1% para 12,2%, respetivamente.

O Eurostat retificou também as suas estimativas para o número de desempregados existentes na UE, que passou a ser de cerca de 26,5 milhões, contra os cerca de 26,4 milhões anunciados na segunda-feira.

Os dados para os restantes Estados-membros, entre os quais Portugal (onde a taxa de desemprego atingiu os 17,6%, ligeiramente abaixo do máximo de 17,8% registado abril), não sofreram quaisquer alterações.

CSJ // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.