Compensação por despesas do teletrabalho paga IRS se não houver faturas

Compensação por despesas do teletrabalho paga IRS se não houver faturas
| Economia
Porto Canal

A compensação paga pela empresa ao trabalhador pelo aumento das despesas relacionadas com o teletrabalho é tributada em sede de IRS quando não há faturas que comprovem o aumento efetivo da despesa. 

Esta informação avançada pelo jornal ‘Dinheiro Vivo’, com base num esclarecimento da Autoridade Tributária (AT), explica que nestes casos, quando esta compensação “assume a forma de prémio ou subsídio”, as empresas e trabalhadores terão de pagar imposto.

Sendo assim, de acordo com a Autoridade para as Condições do Trabalho compete ao empregador pagar todas as despesas adicionais que o trabalhador suporte como direta consequência da aquisição ou uso dos equipamentos e sistemas informáticos necessários à realização do trabalho, os acréscimos de custos de energia e da rede instalada no local de trabalho e ainda os custos de manutenção dos equipamentos.

Só estão isentos “os reembolsos de despesas adicionais suportadas pelo trabalhador em regime de teletrabalho, quando devidamente comprovadas e apuradas", revelou ainda a Autoridade Tributária.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.