John Kerry aterra em Viena para reunião sobre programa nuclear iraniano

| Mundo
Porto Canal / Agências

Viena, 13 jul (Lusa) -- O secretário de Estado norte-americano John Kerru aterrou hoje em Viena para ajudar a desbloquear as difíceis negociações sobre o programa nuclear iraniano, oito dias antes da data limite para chegar a um acordo final.

Proveniente de Cabul, John Kerry junta-se aos seus homólogos William Hague, Laurent Fabius e Frank-Walter Steinmeier na capital austríaca, onde os negociadores iranianos e os dos 5+1 (EUA, Grã-Bretanha, França, Rússia, China e Alemanha) discutem desde o início do mês uma solução para chegar a acordo sobre o dossiê que se arrasta há uma década.

O objetivo é fechar um acordo até 20 de julho, data em que expira um acordo interino alcançado em novembro.

O grupo "5+1" e Teerão negoceiam desde o início do ano esse histórico acordo para impedir o Irão de avançar com a construção de uma bomba atómica, em troca de um levantamento de sanções internacionais que impedem o país de lucrar milhares de milhões de dólares norte-americanos em receitas de petróleo.

FV (DM/JZE/VM) // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.