Praia das Rocas sem responsabilidade na intoxicação em Castanheira de Pera - ASAE

| País
Porto Canal / Agências

Castanheira de Pera, 11 jun (Lusa) -- A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) disse hoje à agência Lusa que os alimentos que provocaram intoxicação alimentar a 52 crianças e três adultos não são provenientes da praia das Rocas, na Castanheira da Pera.

"Ainda não há conclusão da proveniência dos alimentos, mas sabe-se que não é do local [Praia das Rocas, local do incidente]. São crianças que se deslocaram àquela praia e levaram as refeições com eles", disse fonte oficial da ASAE à Lusa, explicando estar uma brigada daquela autoridade em Castanheira de Pera.

A Autoridade de Saúde também realizou colheita de alimentos e de água.

Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Penedono, no distrito de Viseu, Carlos Esteves, informou que se está a deslocar para Coimbra, para se inteirar da situação.

O autarca avançou apenas que as crianças "terão ingerido algo que provocou um transtorno intestinal e de estômago, encontrando-se com vómitos e diarreia".

Pelas 19:15, as vítimas da intoxicação alimentar que ocorreu hoje na praia das Rocas, em Castanheira de Pera, estavam a ser transferidas para os hospitais de Coimbra, disse à Lusa o porta-voz do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

"São 52 crianças, entre os oito e os 16 anos, que apresentam sintomas de uma intoxicação alimentar, diarreias, vómitos, mal-estar, desidratação", explicou Pedro Coelho dos Santos, adiantando que "dessas 52 todas elas já foram observadas por uma equipa médica e apenas seis inspiram alguns cuidados".

Segundo o porta-voz do INEM, "todas elas vão ser transportadas para o hospital pediátrico de Coimbra", sendo que três adultos apresentam "situação estável" e, foram, igualmente, vistos pelos médicos.

"Os adultos vão para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e as crianças para o pediátrico. As duas unidades de saúde já foram informadas da situação", referiu Pedro Coelho dos Santos.

O administrador executivo da Prazilândia, empresa municipal que gere o complexo da praia das Rocas, esclareceu que as vítimas se deslocaram ao concelho "numa visita escolar".

"Almoçaram comida própria e, a partir das 14:30, começou a haver crianças a vomitar", declarou José Pais, explicando que a assistência foi imediata, quer dos funcionários da praia, dos bombeiros, do centro de saúde e da GNR.

Fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Leiria informou que o alerta foi feito às 16:39, tendo acorrido ao local 30 ambulâncias com 60 operacionais.

CMM/SSS/SR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.