Foi como "pôr um filho cá fora". Metro do Porto nasceu há 20 anos 

| Norte
Porto Canal

A primeira linha do Metro do Porto foi inaugurada há 20 anos, no dia 7 de dezembro de 2002. O primeiro troço de doze quilómetros ligava as estações da Trindade ao Senhor de Matosinhos. Ermelinda Costa já trabalhava na Metro há oito anos quando as carruagens começaram a circular na cidade do Porto.

Ermelinda Costa lembra-se de todos os pormenores, ainda antes das carruagens começarem a circular. Foi no estaleiro da Trindade que aplaudiu a chegada da “Micas”, a tuneladora que escavou o primeiro túnel do metro. “Ver uma Micas a furar a pedra, foi lindo de se ver. O furar das pedras, a terra a abrir…é quase como por um filho cá fora”, conta.

Ermelinda Costa Almeida trabalha na Metro do Porto há 28 anos, altura em que foi fundada a empresa de transportes. A funcionária do departamento financeiro faz parte da fundação da empresa de transportes que começou a trilhar os percursos do metro do Porto no dia 7 de dezembro de 2002.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.