Localização do novo aeroporto de Lisboa condiciona última fase da linha de alta velocidade

Localização do novo aeroporto de Lisboa condiciona última fase da linha de alta velocidade
Foto: Victor Lerena/EPA
| País
Porto Canal

A última fase da linha de alta velocidade Porto-Lisboa depende da localização do futuro aeroporto na capital. O diagnóstico foi deixado pelo presidente da Infraestruturas de Portugal, Miguel Cruz, durante um debate no congresso da associação de transportes Adfersit, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian.

A nova linha de alta velocidade Porto-Lisboa, que pretende ligar as duas principais cidades do país em apenas uma hora e 15 minutos no serviço direto, não terá paragens e será construída em três fases: Porto-Soure (entre 2024 e 2028); Soure-Carregado (entre 2026 e 2030); Carregado-Lisboa (depois de 2030).

Esta linha estará totalmente integrada com o novo aeroporto que irá reforçar a capital e com o resto da rede ferroviária nacional, de acordo com Carlos Fernandes, do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal (IP), aquando da cerimónia de apresentação do projeto a 28 de setembro. 

Assim, “a terceira fase da alta velocidade Lisboa-Porto depende da localização do novo aeroporto. É preciso admitir que o tema depois possa ser acertado”, refere Miguel Cruz. 

A posição do líder da IP surge de um cenário deixado pelo Plano Ferroviário Nacional, que sugere que a chegada do comboio de alta velocidade a Lisboa possa ser feita pela margem esquerda ou direita do rio Tejo conforme a localização do aeroporto. 

Na apresentação do projeto, no final de setembro, tinha sido indicado que o último troço seria entre Carregado e Lisboa.

Porto Canal

Mudança de paradigma entra nos carris

Tal como o ministro das Infraestruturas lembrou na apresentação da linha de alta velocidade, a ferrovia foi o parente pobre das últimas décadas face à prioridade dada à rodovia. Sete anos após ter chegado ao Governo, António Costa assegura agora que a mudança de paradigma na mobilidade “entrou nos carris”. 

Um investimento que reúne consenso, dada a sua importância para o contexto nacional.

“O grande fracasso de 50 anos de liberdade na área das infraestruturas foi a ferrovia. Perdeu rede e a que existe está obsoleta“, defendeu o presidente executivo da Mota-Engil, Gonçalo Moura Martins, durante um debate no congresso da associação de transportes Adfersit.

“Temos de fazer uma catarse muito rápida porque o comboio é o transporte por definição para curta e média distância”, reforçou o líder da construtora. 

O responsável apelou ainda a mais planeamento na área das infraestruturas para que “a alocação de recursos seja mais eficiente”. 

Neste sentido, ainda há muito caminho a traçar para o avanço do projeto. Ainda assim, é inegável que a criação de uma Linha de Alta Velocidade, ligando as Áreas Metropolitanas do Porto e de Lisboa, constituirá um impulso muito significativo para o reforço da capacidade e da qualidade da Rede Ferroviária Nacional, promovendo a coesão territorial e a sustentabilidade ambiental do sistema de transportes.

 

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.