FC Porto junta-se a projeto pioneiro. Futebol de recreação pode ajudar a diminuir impacto do cancro da próstata

| Desporto
Porto Canal

O FC Porto associou-se ao projeto PCaGoal, promovido pela Associação Portuguesa de Urologia, que é dirigido a doentes com cancro da próstata, e que usa o futebol de recreação, um modelo de exercício físico que o FC Porto já implementa há algum tempo através do programa Football Fitness, para "melhorar a saúde, o bem-estar e a aptidão física” dos participantes.

De acordo com Susana Póvoas, uma das investigadoras do projeto, “O FC Porto associou-se a esta iniciativa pela sua responsabilidade social, bem como por ter já há 7 épocas um programa que também visa a melhoria da saúde dos sócios, adeptos e simpatizantes através do futebol de recreação (Football Fitness). No PCaGoal também está a ser usado o futebol de recreação, mas com características adaptadas à população em causa, que tem especificamente cancro da próstata”.

O projeto arrancou no início de novembro e terá uma duração de cerca de 9 meses. Os treinos decorrem nas instalações do FCPorto e “os participantes são orientados por um treinador do FC Porto e acompanhados e monitorizados por profissionais das Ciências da Saúde e do Desporto”.

Na base do projeto está uma “equipa multidisciplinar” de investigação nas áreas das Ciências do Desporto e da Saúde, Urologia e Cardiologia pertencentes à UP/Centro Hospitalar Universitário, Universidade da Maia/CIDESD e Universidade da Dinamarca do Sul, contando com o apoio da Bayer.

O cancro da próstata é a segunda neoplasia mais comum no homem, com cerca de 1.1 milhões de casos estimados em 2012 em todo o mundo. O futebol de recreação representa “uma alternativa aos programas de exercício convencionais na promoção da saúde e mitigação do impacto das doenças não transmissíveis, como o CaP, que, frequentemente, se revelam ineficazes em atrair a maioria da população e assegurar adesão de longo-termo ao exercício.”

Com este projeto pioneiro, “pretende-se avaliar a viabilidade e o impacto de um programa de exercício físico supervisionado (treino centrado no futebol de recreação) e aconselhamento nutricional concomitante, no perfil metabólico, risco de doença cardiovascular e saúde mental em homens com cancro da próstata metastizado hormonossensível.

+ notícias: Desporto

FC Porto: O Olival tem Boavista

O plantel principal do FC Porto voltou a trabalhar durante a manhã desta quarta-feira, no Olival, onde continua a preparar o dérbi da penúltima jornada da Liga, frente ao Boavista, agendado para as 20h30 de domingo no Estádio do Dragão (Sport TV).

Reviravolta épica em Madrid. Real marca presença em 18.ª final da Champions

O Real Madrid venceu esta quarta-feira o Bayern de Munique na meia-final da Liga dos Campeões com dois golos tardios. O clube espanhol garante assim presença na 18.ª final da história do emblema na competição.

FC Porto: Já é conhecido o árbitro para o jogo frente ao Boavista

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Artur Soares Dias para arbitrar o jogo entre o FC Porto e o Boavista, agendado para o próximo domingo, às 20h30 (Sport TV), no Estádio do Dragão, referente à 33.ª e penúltima jornada do campeonato.