Quase 500 acidentes com trotinetes em 2022

Quase 500 acidentes com trotinetes em 2022
| Norte
Porto Canal

Entre janeiro e novembro, já se registaram quase 489 acidentes em Portugal. A PSP alerta para um crescimento no número de vítimas que chegam às urgências e a Prevenção Rodoviária Portuguesa insiste numa alteração à lei.

A praga não é nova em Portugal e por isso é cada vez mais notória a “pressão” para serem criadas medidas de segurança. Entre janeiro e novembro deste ano, segundo a PSP, registaram-se 489 acidentes com trotinetas, que provocaram 395 feridos leves e 13 graves.

Um número que quase duplicou face aos 289 acidentes que aconteceram em 2021.

Estes acidentes envolveram tanto os utilizadores de trotinetas elétricas, como também os condutores de outros veículos automóveis.

Nestes últimos quatro anos, os dados da PSP mostram que a condução negligente das trotinetas elétricas causou 1 044 acidentes em todo o país (fora aqueles que não foram participados às autoridades policiais).

Autarquias apertam regras para controlar a "praga" de trotinetes

Porto

Na cidade do Porto existe um regulamento que especifica de forma clara como deve ser feito o uso das trotinetes.

Com três empresas autorizadas a operar na cidade do Porto, hoje em dia, as 2700 trotinetes estão obrigadas a ser estacionadas em pontos de partilha com sinalética especifica, controlados através de uma plataforma de localização em tempo real.

No Porto, as trotinetes estão proibidas de circular nos passeios, faixas BUS e nas zonas de acesso automóvel condicionado.

Mas as regras na cidade do Porto vão mais longe. As operadoras responsáveis pelas trotinetes na cidade estão obrigadas a recolher os veículos a partir das 23 horas.

Lisboa

Um exemplo que quer ser seguido por Lisboa. Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa, quer assinar em breve um memorando de entendimento com as operadoras para reduzir o número de trotinetes na cidade.

O autarca de Lisboa pretende também que este memorando de entendimento limite a velocidade a que circulam as trotinetes na cidade.

Até lá, são as próprias empresas que tentam controlar o estacionamento e dão incentivos a quem o fizer corretamente. Em Lisboa, a empresa Lime, oferece aos utilizadores 30 cêntimos caso utilizem as zonas de estacionamento indicadas pela Câmara.

Paris

A Câmara Municipal de Paris, em França está a ponderar não renovar as licenças com as três operadoras de trotinetes.

As licenças que a câmara tem com a Lime, Dott e Tier expiram já em 2023.

Com a não renovação das licenças a capital francesa pode banir até 15 mil trotinetes elétricas da cidade por motivos de segurança publica, depois de terem morrido 22 pessoas em 2021 em acidentes relacionados com os veículos.

Segundo a agência France-Presse, entre janeiro e agosto deste ano foram registados 337 acidentes com trotinetes e veículos semelhantes.

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