Taxista e moradores do Porto queixam-se cada vez mais da circulação das trotinetes na cidade

| Porto
Porto Canal

O novo fenómeno que está a invadir as cidades tem causado algum desconforto por parte dos habitantes. As trotinetes têm sido alvo de bastante afluência por parte dos turistas, mas para taxistas e moradores têm causado algumas queixas. Ao Porto Canal, alguns habitantes e taxistas falaram em mau estacionamento, circulação em ruas de sentido proibido e falta de cuidado com carros e peões.

No Porto circulam, diariamente, quase duas mil trotinetes, o que leva a que algumas pessoas digam mesmo que a cidade está invadida. Em declarações ao Porto Canal, um taxista explicou que as trotinetes "andam por todo o lado" e que "atrapalham o trânsito todo".

Habitantes relatam que muitas das vezes "têm de se desviar" para não chocarem com algumas trotinetes que circulam na via pública. "Eles têm as ciclovias, mas nunca respeitam isso".

A Câmara do Porto elaborou regras para os utilizadores de trotinetes, mas na opinião dos moradores têm de ser reforçadas. O Vereador do Urbanismo da Câmara Municipal do Porto, Pedro Baganha, em conversa com o Porto Canal, lembrou que se trata de uma concessão e que deve haver consciência por quem as usa.

No Porto existem várias empresas concessionárias de aluguer de trotinetes que já estão a tomar medidas para consciencializar os utilizadores, como por exemplo, o pagamento de uma caução.

Entre 2019 e 2021 Portugal registou mais de 500 acidentes com trotinetes, sendo que destes 500 apenas em 10 não se registaram feridos e por isso a Prevenção Rodoviária está a preparar uma proposta de alteração ao Código da Estradaa.

A proposta inclui normas como a utilização obrigatória do capacete, a redução da velocidade para 20 quilómetros por hora nas ruas e para 6 quilómetros por hora quando as trotinetes circularem em zonas pedonais.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).