Hospital de Braga conta com novo tratamento para o Parkinson

Hospital de Braga conta com novo tratamento para o Parkinson
ULS de Braga
| Norte
Porto Canal

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) implementou um tratamento pioneiro para a Doença de Parkinson em estado avançado. A Duodopa subcutânea é um tratamento que vai permitir reduzir a quantidade de medicamentos diários a tomar e controlar melhor os sintomas.

"É com enorme satisfação que podemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida destes utentes, que sofrem, diariamente, com os efeitos da Doença de Parkinson.", afirmou Paula Vaz Marques, Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares da ULS de Braga, no comunicado enviado às redações, aquando o anúncio do tratamento pioneiro.

Os estudos clínicos realizados demonstraram que o novo método é eficaz na redução dos sintomas motores da doença.

"Acreditamos que este novo medicamento pode fazer uma diferença real na vida dos nossos utentes e é para isso que trabalhamos continuamente", concluiu a profissional de saúde.

Na mesma nota, a unidade hospitalar explica que em abril “o primeiro utente a receber a Duodopa subcutânea na ULS de Braga, foi uma mulher com Doença de Parkinson em estado avançado”.

Posteriormente a este tratamento, a utente tinha flutuações motoras graves, impedindo-a, às vezes, de realizar as suas atividades diárias, o que a obrigava a tomar medicamentos de duas em duas horas para controlar os seus sintomas.

“Após o início do tratamento de perfusão subcutânea contínua com Duodopa, a utente demonstrou uma melhoria significativa na sua qualidade de vida”, descreve o documento.

+ notícias: Norte

Novo episódio de agressões em Gaia assombra moradores

São vários os episódios de violência que foram marcando a agenda das últimas semanas e que não deixam margem para dúvidas: a criminalidade, o sentimento de medo e a insegurança dominam os centros do Porto e Vila Nova de Gaia. Nesta última, a terceira maior cidade portuguesa em termos de população, um novo episódio de agressões volta a assombrar os moradores que reclamam da falta de ação policial, duas semanas depois de a autarquia ter anunciado um reforço para aquela zona.

Condutor aventura-se a subir escadas com carro na Póvoa de Varzim e momento viraliza 

Desconhecimento geográfico ou decisão premeditada? Um condutor decidiu descer um lanço de escadas.... com o carro, na tentativa de aceder a uma zona sem acesso automóvel. O momento pouco convencional já se tornou viral nas redes sociais.

Carro capota em frente ao Hospital Fernando Pessoa e condiciona trânsito em Gondomar

Um carro capotou na sequência de uma colisão rodoviária com outro ligeiro de passageiros, esta noite, em São Cosme, Gondomar, tendo condicionado o trânsito em frente ao Hospital Fernando Pessoa.