Hospital de Braga conta com novo tratamento para o Parkinson

Hospital de Braga conta com novo tratamento para o Parkinson
ULS de Braga
| Norte
Porto Canal

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) implementou um tratamento pioneiro para a Doença de Parkinson em estado avançado. A Duodopa subcutânea é um tratamento que vai permitir reduzir a quantidade de medicamentos diários a tomar e controlar melhor os sintomas.

"É com enorme satisfação que podemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida destes utentes, que sofrem, diariamente, com os efeitos da Doença de Parkinson.", afirmou Paula Vaz Marques, Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares da ULS de Braga, no comunicado enviado às redações, aquando o anúncio do tratamento pioneiro.

Os estudos clínicos realizados demonstraram que o novo método é eficaz na redução dos sintomas motores da doença.

"Acreditamos que este novo medicamento pode fazer uma diferença real na vida dos nossos utentes e é para isso que trabalhamos continuamente", concluiu a profissional de saúde.

Na mesma nota, a unidade hospitalar explica que em abril “o primeiro utente a receber a Duodopa subcutânea na ULS de Braga, foi uma mulher com Doença de Parkinson em estado avançado”.

Posteriormente a este tratamento, a utente tinha flutuações motoras graves, impedindo-a, às vezes, de realizar as suas atividades diárias, o que a obrigava a tomar medicamentos de duas em duas horas para controlar os seus sintomas.

“Após o início do tratamento de perfusão subcutânea contínua com Duodopa, a utente demonstrou uma melhoria significativa na sua qualidade de vida”, descreve o documento.

+ notícias: Norte

Seis feridos em colisão rodoviária em avenida de Braga

Uma colisão envolvendo cinco veículos ligeiros na Avenida Padre Júlio Fragata, em Braga, provocou esta sexta-feira seis feridos, todos sem gravidade, disse fonte do Comando do Cávado da Proteção Civil.

Câmara de Braga lança guia de promoção da vida noturna da cidade

O município de Braga lançou um guia de promoção da vida noturna da cidade, que destaca os melhores locais para visitar, incluindo uma seleção de restaurantes, bares e estabelecimentos da noite, foi esta sexta-feira anunciado.

Área Metropolitana do Porto sem conhecimento de pedidos para instalar Andante na Linha do Vouga

O presidente da Área Metropolitana do Porto disse esta sexta-feira não ter conhecimento de pedidos para a autoridade de transportes permitir o uso do Andante na Linha do Vouga, que os Transportes Intermodais do Porto afirmam estar preparados para lançar.