Hospital de Braga conta com novo tratamento para o Parkinson

Hospital de Braga conta com novo tratamento para o Parkinson
ULS de Braga
| Norte
Porto Canal

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) implementou um tratamento pioneiro para a Doença de Parkinson em estado avançado. A Duodopa subcutânea é um tratamento que vai permitir reduzir a quantidade de medicamentos diários a tomar e controlar melhor os sintomas.

"É com enorme satisfação que podemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida destes utentes, que sofrem, diariamente, com os efeitos da Doença de Parkinson.", afirmou Paula Vaz Marques, Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares da ULS de Braga, no comunicado enviado às redações, aquando o anúncio do tratamento pioneiro.

Os estudos clínicos realizados demonstraram que o novo método é eficaz na redução dos sintomas motores da doença.

"Acreditamos que este novo medicamento pode fazer uma diferença real na vida dos nossos utentes e é para isso que trabalhamos continuamente", concluiu a profissional de saúde.

Na mesma nota, a unidade hospitalar explica que em abril “o primeiro utente a receber a Duodopa subcutânea na ULS de Braga, foi uma mulher com Doença de Parkinson em estado avançado”.

Posteriormente a este tratamento, a utente tinha flutuações motoras graves, impedindo-a, às vezes, de realizar as suas atividades diárias, o que a obrigava a tomar medicamentos de duas em duas horas para controlar os seus sintomas.

“Após o início do tratamento de perfusão subcutânea contínua com Duodopa, a utente demonstrou uma melhoria significativa na sua qualidade de vida”, descreve o documento.

+ notícias: Norte

PJ faz buscas na Câmara de Aveiro por suspeitas de prevaricação e violação urbanística

A Polícia Judiciária (PJ) realizou esta sexta-feira buscas na Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito de uma investigação sobre a eventual prática de crimes de prevaricação e violação de regras urbanísticas.

Câmara de Gaia com orçamento de 328 milhões de euros para este ano

O orçamento da Câmara de Vila Nova de Gaia para este ano é de 328,715 milhões de euros, mais 43,9 milhões de euros face ao de 2025, segundo documento a que a Lusa teve acesso.

Câmara de Matosinhos aprova por maioria aumento de tarifa da água para 2026

A Câmara de Matosinhos aprovou, por maioria, o novo tarifário da água para este ano, que para consumos domésticos aumenta entre 1,36% e 2,54%, revelaram vereadores da oposição social-democrata e do Chega.