Debaixo de chuva, entre canções e aplausos, “Bibota” despediu-se este domingo

| Desporto
Porto Canal

O funeral estava marcado para as 15h, mas antes, muito antes, a Igreja de Santo António das Antas começou a encher-se. Eram amigos, conhecidos ou simples adeptos – do FC Porto, mas de outros clubes também. Em comunhão e numa paz sentida, em que as rivalidades são postas de lado perante um génio do futebol.

Fernando Gomes, o “bibota”, o “eterno 9”, morreu este sábado aos 66 anos. No funeral, na Igreja das Antas, centenas de pessoas fizeram a saudação derradeira ao melhor mercador da história portista.

Alimentava-se de golos, via no balançar das redes uma espécie de missão sagrada. Era o homem dos cruzamentos, da profundidade, do remate à meia-volta, do toque subtil ou encosto forte. Fernando Gomes era o número 9, 452 (dos jogos pela equipa do coração) e 355 (dos golos que marcou pelos azuis).

Nascido no Porto a 22 de novembro de 1956, Fernando Mendes Soares Gomes tinha 14 anos de idade quando, durante as férias de verão, foi de Rio Tinto ao Campo da Constituição a pé para participar nas captações do FC Porto. Fernando Gomes era precipitado: demorou menos de uma hora a convencer António Feliciano, histórico treinador da formação, que merecia um lugar nas escolinhas do FC Porto. Na estreia pelos seniores, a mesma coisa. Primeiro jogo, dois golos de rajada.

Este domingo, debaixo de sucessivas torrentes de água, o “Bibota” saiu a ver a cidade a última vez. Carregado pelos adeptos, desceu a Alameda, parou num santuário improvisado e deu a volta ao estádio – um em que não jogou, mas que construiu com alicerces de conquistas e glórias.

+ notícias: Desporto

Museu do FC Porto "imortaliza" jogo de lendas entre 'Dragões' e Real Madrid

O FC Porto venceu, no passado sábado, o Real Madrid por uma bola a zero, num jogo das lendas disputado no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid. De forma a imortalizar o encontro entre alguns dos nomes mais incontornáveis da história dos dois emblemas, o museu do FC Porto tem em exibição uma camisola autografada de ambos os clubes pelos protagonistas que subiram ao relvado no fim de semana transato. 

Prestação portuguesa nos Jogos Mundiais da Trissomia elogiada pelo Presidente da República

O Presidente da República felicitou, esta quinta-feira, a missão portuguesa que participou nos Jogos Mundiais da Trissomia e que conquistou 42 medalhas, entre as quais 17 de ouro.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.