Adeus “Bibota”. Funeral de Fernando Gomes este domingo, às 15h
Porto Canal
É o último adeus, não só da família portista, mas de todos os apaixonados pelo desporto-rei em Portugal.
Fernando Gomes, melhor marcador da história do FC Porto e “bibota” de ouro, morreu este sábado, aos 66 anos. O clube está de luto perante a perda de um dos seus maiores ídolos e despede-se esta tarde, às 15h, na Igreja de Santo António das Antas.
O “eterno bibota” jogou desde os escalões de formação do FC Porto e representou o clube em 13 épocas no escalão principal.
💙 #Bibota pic.twitter.com/SYRyO1ldto
— FC Porto (@FCPorto) November 27, 2022
Nascido no Porto a 22 de novembro de 1956, Fernando Mendes Soares Gomes tinha 14 anos de idade quando, durante as férias de verão, foi de Rio Tinto ao Campo da Constituição a pé para participar nas captações do FC Porto. Não precisou de muitos minutos para impressionar António Feliciano – histórico treinador e formador de campeões azuis e brancos – e garantir uma vaga no plantel de juvenis a partir dos 15 anos. Apenas três anos mais tarde, aos 17, na primeira jornada do campeonato de 1974/75, estreou-se pela equipa principal e marcou os dois golos da vitória por 2-1 sobre a CUF.
Este sábado foi Jorge Nuno Pinto da Costa o primeiro a enaltecer todo o ‘portismo’ de “Bibota”, num momento em que não conseguiu esconder a emoção. “Deixou-nos um dos maiores portistas que conheci em toda a minha vida. Desde menino que o conheci nas camadas jovens, ele tinha um amor ao FC Porto que ultrapassava o normal. E toda a vida teve grande êxitos. Esteve ligado aos maiores êxitos do FC Porto", recordou o Presidente do FC Porto.
Também Sérgio Conceição falou da ligação ao futebol com Fernando Gomes, que começou quando tinha 17 anos. O treinador dos azuis e brancos afirmou que para além da relação que tinha com “bibota” no FC Porto, ouviu muitos conselhos de uma pessoa que considera “um ídolo neste clube”.
Eterno Bibota, Eterno #9#Bibota pic.twitter.com/Gi7Gp0rZuj
— FC Porto (@FCPorto) November 27, 2022
“O Fernando tinha a particularidade de me enviar sempre uma mensagem antes de todos os jogos”, recordou o técnico.
Do Qatar chegou a tristeza dos jogadores azuis e brancos, nomeadamente de Pepe, Otávio, Eustáquio e Diogo Costa, que partilharam uma homenagem nas redes sociais.
Por fim, a Câmara Municipal do Porto lembrou uma das figuras mais importantes da cidade, que a elevou através do futebol e do Futebol Clube do Porto.
O sonho de ser guarda-redes, o ídolo Pavão e muito mais 🔙
— FC Porto (@FCPorto) November 26, 2022
O outro lado de Fernando Gomes 💙#Bibota pic.twitter.com/eGu5AFafAW